avaliar os riscos envolvidos com diferentes versões do agar . Agar Neomicina é conhecido por produzir bactéria Streptococcus , que significa que você pode ficar doente com muita facilidade se você maltratar ele. Você também deve evitar Thayer -Martin agar , que é projetado especificamente para crescer Neisseria Gonorhhoeae , a bactéria que causa a gonorreia . Você seria melhor fora de usar Luria Bertani (LB) agar , ou uma variação conhecida como ágar LB de Miller. Estes agares fornecer um habitat pronto para as bactérias benignas , o que significa que são ideais para a pesquisa de alto nível escolar. Agar nutriente também é seguro , mas pode crescer fungos bem e não todas as bactérias prosperam em que tão facilmente como fazem em agar LB . Quaisquer outras agares discutidos neste artigo não são adequados para os alunos abaixo do nível colegial ou pós-graduação.
2
Considere o tipo de bactéria que você quer produzir . Alguns ágar são projetados com uma bactéria específica em mente. MacConkey só vai crescer bactérias gram-negativas e é útil se você está estudando a atividade metabólica de bactérias E. coli, que criam um ambiente ácido quando processam açúcares. Um marcador de pH vai indicar a taxa metabólica destes organismos . Se você está tentando crescer Haemophilus ou Neisseria , que exigem condições específicas para crescer , você pode querer ir com agar chocolate, que é enriquecido com sangue de ovelha e proporciona um ambiente adequado para as espécies .
3
Determine o modo de inoculação que você vai usar , como alguns ágar são projetados para um inoculante específico. Xilose lisina desoxicolato ágar ( XLD ) inibe as bactérias gram-positivas e encoraja o crescimento de bactérias gram-negativas . Microbiologistas usar agar XLD quando se trabalha com amostras de fezes , porque as colônias de fermentadores de lactose virar amarelo em ágar XLD . Se você está preocupado com a contaminação por fungos , agar Sambouraud inibe o crescimento de fungos , embora também contenha gentamicina, um antibiótico usado para tratar a infecção gram- negativa, o que pode inibir alguns o crescimento bacteriano.