O DNA é uma estrutura maior , mais demorada do que o RNA. DNA contém duas vertentes que se complementam e amarrar um ao outro através de ligações químicas . ARN consiste de uma única cadeia . De ADN parece semelhante a uma escada em espiral , enquanto que o ARN é apenas uma metade de uma escada . RNA usa ribose como seu componente açúcar enquanto usa DNA desoxirribose , que é exatamente o mesmo que a ribose , menos um átomo de oxigênio .
Os dois tipos de ácidos nucléicos compreendem nucleotídeos, estruturas feitas de alternância de moléculas de açúcar e fosfatos ligados a outras molécula - uma base nitrogenada . A açúcares e fosfatos alternativo com uma outra , formando as "degraus da escada " . As bases azotadas pendurar fora do componente açúcar. Bases azotadas existir como dois tipos : as purinas e pirimidinas . Tanto a DNA e RNA conter o purinas adenina e guanina . DNA utiliza a citosina e timina pirimidinas , mas RNA contém citosina e uracila
Funções
DNA tem um papel único , central em células .: Para armazenar o código genético para informações . Três tipos diferentes de RNA existe em células , e cada tipo tem uma estrutura e função específica . O RNA mensageiro é feita quando a célula necessita de produzir proteínas . Durante o processo chamado de transcrição , um sinal desencadeia as fitas de DNA para se descontrair e mRNA constrói , nucleotídeo por nucleotídeo , ao longo da única cadeia de DNA . O único fio de mRNA viaja para um ribossomo. Ribosomal RNA , ou ARNr , faz -se uma parte das estruturas de ribossomas , onde as proteínas são sintetizadas . RNA de transferência ou tRNA , carrega aminoácidos - as unidades básicas que formam as proteínas - para os ribossomos de se relacionar com o fio de mRNA. Cada tRNA contém um único aminoácido específico. A proteína acumula ao longo da cadeia de ARNm , um aminoácido de cada vez . Uma vez que o tRNA libera o aminoácido , ele vai para pegar outro e retorna ao local de síntese de proteínas.
Distribuição
DNA ou encontra-se em áreas específicas de células ou permanece no interior do núcleo em que é protegido por o envelope nuclear . ARN , que ocorre em maior número do que o ADN , é espalhada em toda a células . O ARNm não existe até um sinal a partir do núcleo de chama para a síntese de proteínas , e a cadeia de ARNm começa a montagem de frente para o seu modelo de DNA no núcleo . Na verdade, encontrando-se dentro dos ribossomos , rRNA detém a proteína crescente no lugar. Enquanto isso , as moléculas de ARNt flutuam no citoplasma - a substância gelatinosa que torna -se o interior de uma célula . Enquanto um fio de mRNA é mantida no lugar pelo ribossomo , a corrida tRNA ao redor do citoplasma à procura de aminoácidos livres flutuante específicos para determinadas unidades de tRNA .
Estabilidade
RNA parece ter sido o precursor do DNA , mas ao longo do tempo , o DNA provou ser melhor adaptado à realização de material genético. O DNA é estruturalmente mais estável do que o ARN , em parte por causa da composição da sua porção de açúcar ; desoxirribose , ao qual falta um átomo de oxigénio , não reage tão prontamente como a ribose . Às vezes, as moléculas de açúcar até perder suas ligações com as bases nitrogenadas ; esses erros acontecem com mais frequência em RNA que no DNA. A dupla fita de DNA também estabiliza a molécula , evitando produtos químicos de fácil destruí-lo.
Como o DNA é composto por duas vertentes , pode reparar-se , usando o fio afetado para montar uma nova vertente oposta . Durante o processo de replicação , os erros ocorrem com mais freqüência na duplicação RNA que no DNA. Finalmente , a energia necessária para quebrar o ARN é menor do que a de ADN , ARN ou seja pode ser discriminado com mais facilidade .
Implicações Vírus
vírus da imunodeficiência humana , que causa a SIDA , é um tipo de vírus de ARN .
um vírus , considerado não-vivo , utiliza ADN ou ARN como o seu código genético . Se um vírus de ADN ou ARN tem figuras significativa na potência do vírus . Em geral , os vírus de RNA tendem a causar doenças mais perigosas . Uma vez que o ARN é menos estável do que o ADN , ela transforma -se a 300 vezes a taxa de vírus de DNA . Mutações freqüentes causar vírus de RNA , para melhor adequação para sediar o sistema imunológico . Os vírus entram frequentemente seus hospedeiros via o corpo de uma espécie de transporte intermediários chamados um vetor. Vírus de DNA têm mais limitações em vetores do que os vírus de RNA , o que significa mais organismos podem carregar e transmitir vírus de RNA . Além disso, vírus de DNA tendem a ficar com um hospedeiro enquanto que os vírus de RNA pode ser capaz de infectar uma vasta gama de hospedeiros.