A experiência bem projetado é simples, facilmente replicado e mantém um controle rigoroso sobre todas as variáveis. Realizar minuciosa pesquisa de fundo para a construção de uma hipótese. Uma hipótese é uma suposição bem- informados sobre a relação de causa e efeito , tal como @ a vitamina C afeta resfriados ? & Quot ; Projetar o experimento objetiva, sem expectativas preconcebidas sobre os resultados. Escolha amostras imparciais e representativos para os sujeitos experimentais e grupos de controle. Precisamente coletar e registrar todos os conjuntos de dados.
Variáveis
Projete uma experiência para provar ou refutar uma relação causal entre a variável independente , a vitamina C, ea variável dependente , a condição do paciente . A variável independente é um fator de entrada controlada pelo experimentador . O fator , ou fatores , têm diferentes níveis e valores. Por exemplo , a vitamina C pode ser administrada em doses variadas. Preciso de medição, consistente dos dados variáveis independentes, como a saúde do paciente , é necessário para uma experiência bem sucedida .
Controle
Um elemento comum de bem experimentos -Projetado é rigoroso controle das principais variáveis . Exclui os efeitos de variáveis externas , que não sejam os independentes e dependentes. Boas experiências empregam grupos de controle cegos para comparar resultados. Dê um grupo de controle placebo em vez de vitamina C e avaliar os resultados . Não diga aos membros do grupo controle que recebe o placebo. Realizar um experimento duplo-cego por não dizer os administradores que recebe o placebo.
Outros elementos
Repita o experimento várias vezes com assuntos diferentes para demonstrar a significância estatística da resultados e descarta aleatoriedade ou acaso. Manter as variáveis controladas constante ao longo da experiência . Analise cuidadosamente a data de interpretar corretamente os resultados e tirar uma conclusão do experimento. Tabule e controlar todas as variáveis para evitar confusão e interpretar erroneamente seus efeitos. Isolar e identificar a variável-chave como o fator causal . Não realizar um experimento usando muito pequeno de uma amostra.