número atômico de um elemento, o número de prótons que ele contém em seu núcleo , é a sua identidade fundamental. Pode perder ou ganhar electrões e tornar-se um ião , mas ele continua a ser o mesmo elemento . Se fosse para perder ou ganhar nêutrons , que se tornaria um isótopo do elemento. Mas se fosse para perder ou ganhar um próton, ele se tornaria um elemento completamente diferente. A tabela periódica dos elementos lista elementos em ordem crescente de número atômico. Entender o que significa que este número é importante para o conceito relacionado de massa atômica .
Massa Atómica
Se o número atômico de um elemento é a sua identidade fundamental , massa atômica é a sua personalidade . Massa atômica , às vezes chamado de número de massa atômica ou número de massa , é uma função do número de prótons e nêutrons no núcleo do átomo . Os elétrons são tão pequenos que eles têm peso insignificante , mas as outras duas partículas relativamente massivas encontrados no núcleo afetar massa atômica de forma significativa. A mudança no número de nêutrons no núcleo cria átomos de massas diferentes - e , portanto, comportamentos diferentes - mesmo que o número atômico permanece o mesmo
Isótopos
átomos com o mesmo número atômico , mas diferentes massas atômicas são isótopos daquele elemento . Um átomo de hidrogénio , tipicamente constituído por um único protão e de neutrões no seu núcleo ; um único elétron orbita este centro . A maioria dos átomos de hidrogênio tomar este formulário. No entanto, alguns deles têm dois nêutrons em seus núcleos ; estes são isótopos deutério, e pesam mais do que os átomos de hidrogênio padrão. Um terceiro isótopo , o trítio, contém três nêutrons e é radioativo .
Radioatividade
Enquanto elementos mais leves geralmente têm um saldo de prótons e nêutrons em suas formas mais comuns e estáveis , elementos mais pesados em direção à base da tabela periódica dos elementos pode ter números desequilibrados de prótons e nêutrons . Esses elementos também são mais propensos a ser instável e, portanto, radioativo. O urânio tem um número fixo de prótons , 92 deles , mas tem mais de duas dezenas de isótopos de diferentes massas atômicas , nenhum dos quais são estáveis .