Os elétrons são o menor componente do átomo. Estas partículas carregadas negativamente orbitam o núcleo central do átomo . O número de elétrons que orbitam o núcleo determina o elemento do átomo compõe e suas propriedades de ligação . As regiões orbitais de um átomo de manter um número fixo de elétrons ; quando o mais externo orbital é preenchido, o átomo é estável e menos susceptível de se relacionar com outro átomo , mas se a órbita mais externa tem menos elétrons do que a sua capacidade , que visa preencher essas lacunas por meio de empréstimos elétrons de outro átomo, criando um vínculo . Os elétrons são tão pequenas que sua massa é uma quantidade insignificante que normalmente é arredondado para zero unidades de massa atômica ( amu ) .
Prótons
Prótons são um dos componentes do núcleo do átomo . Estes são carregados positivamente e ter uma massa arredondada para 1 amu . Estes equilibrar a carga negativa dos elétrons no átomo. Em um átomo estável , o número de protões será igual ao número de electrões . Quando há mais prótons que elétrons , o átomo é iônica e tem uma carga positiva , tornando mais provável de se relacionar com outros átomos . Mais elétrons do que prótons cria um íon com carga negativa .
Nêutrons
Os nêutrons são as outras partículas no núcleo , com os prótons . Nêutrons tem uma massa de 1 amu , mas eles não carregam uma carga . O número total de nêutrons e prótons em um átomo é igual ao número de massa atômica do elemento do átomo.
Quarks
Os quarks são os componentes ligeiramente carregadas de prótons e nêutrons . Os dois tipos de quarks - para cima e para baixo - referem-se à cobrança. Acima quark têm uma carga positiva de dois terços , e tem um baixo quark um terço carga negativa . Cada próton contém três quarks , dois para cima e um para baixo para uma carga positiva de um. Os nêutrons têm dois para baixo quarks e um único quark up , para uma carga líquida neutra.