A fonte de luz é necessária para iluminar uma amostra. A luz pode ser fornecida por uma fonte externa, embora a maioria dos modelos tem uma lâmpada incandescente fechado alimentado tanto por bateria ou corrente doméstica . Alguns modelos têm um diafragma de íris ajustável que permite ao usuário ajustar a intensidade eo brilho da luz. A luz brilha através de um condensador , o qual pode ser levantado e baixado para focar o feixe de luz para a amostra . Intensidade e foco são dependentes do tipo de amostra e a ampliação usada .
Stage
A amostra é colocada no palco para exame. A fase está localizada acima da fonte de luz e por baixo das lentes . As amostras são montadas entre duas placas de vidro pequenos , chamados slides. As amostras geralmente funcionam melhor se eles são finos e transparente ou semi- transparente; e às vezes precisa ser manchada para aumentar o contraste . Espécimes comuns incluem cortes de tecidos , cortes de plantas e vários fluidos como sangue ou a água da lagoa .
Lentes
A luz brilhante microscópio tem dois conjuntos de lentes , a lente objetiva ea lente ocular. A lente objetiva está diretamente acima do palco, e proporciona a ampliação primária. Muitas vezes há várias lentes objetivas de diferentes poderes de um disco em rotação. A lente ocular está localizado na parte superior do microscópio , mais próximo para os olhos do utilizador . Ele fornece o ajuste fino necessário para se concentrar totalmente na amostra. A luz que brilha através da amostra e nas lentes cria a imagem vista pelo usuário.
Foco
As lentes devem ser focados , a fim de obter uma visão afiada do espécime . Há dois botões no corpo do microscópio que controlam foco : o botão de ajuste grosso eo botão de ajuste fino . Rodando os botões ajusta a distância entre a fase e a lente . O botão de ajuste aproximado é usado para trazer a espécie em um foco inicial - visível, mas não afiada . O botão de ajuste fino é então virou-se para trazer a espécie em foco.