A luz é composta de ondas. Difração dessas ondas ocorrem quando a luz se desvia do seu caminho em linha reta, ou passando por uma abertura, em torno de um obstáculo , ou passado uma curva fechada . Rede de difração ocorre quando as ondas são enviados em múltiplas direções . Um exemplo disto é a rotação de um CD . Os sulcos regulares sobre o CD difratar a luz em vários comprimentos de onda de cor.
Duas equações
A melhor maneira de considerar como as ondas têm características diferentes em diferentes distâncias do seu fonte é a de considerar uma simples ilustração . Deixe cair uma bola em uma piscina e observar como as ondas se espalhou para longe dele. Desenhe que no papel, com um círculo para a bola e anéis concêntricos em torno dele representam as ondas. Desenhe duas linhas paralelas através das ondas . Observe como muito mais curva os segmentos de onda entre as linhas têm perto da bola em relação ao pai longe dela , onde os segmentos são quase em linha reta.
Fresnel Difração
a difração Equação Fresnel medir a difração das ondas que estão perto de sua fonte, ou near-field difração. Especificamente , de Fresnel difração é igual ao quadrado do tamanho da abertura --o objeto causando a difracção - dividida pela distância desde o ponto de observação para os tempos de abertura do comprimento de onda da onda . A partir desta equação básica muitas variações são derivados para medir certos aspectos do campo próximo de difração em diferentes condições.
Fraunhofer Difração
A Difração Equação Fraunhofer mede a difração de ondas que são planas , o que significa que eles são suficientemente longe da sua fonte , que a sua curvatura pode ser negado . As ondas devem estar quase paralelos no momento em que atingir a abertura. A equação mede a intensidade de difracção em determinado ângulo com a função de sincronismo . Ele também tem muitas variações , dependendo das diferentes características da abertura , como a sua forma.