Mesmo com um elevado nível de vigilância , é fácil para um assistente cansado, sobrecarregado de trabalho ou laboratório mal-entendido para ler um medidor de errado, usar incorretamente um instrumento ou fazer mudanças no experimento a meio do procedimento . Todas estas variações de protocolo são conhecidos como o erro humano e diminui a precisão de uma medição científica . É importante cuidadosamente e meticulosamente delinear o seu protocolo experimental , siga as instruções ao pé da letra , e verificar e reavaliar todos os seus cálculos . Treinar todos os envolvidos no experimento utilizando os mesmos protocolos , enfatizando a importância de seguir as instruções exatamente para reduzir o erro humano ao mínimo.
Erros sistemáticos
Precision será sacrificado devido a um erro sistemático se o seu dispositivo de medição foi calibrado incorretamente, de ter dado instruções incorretas , resultando no mau uso uniforme de um dispositivo de medição, ou um fator externo, como a resistência ao vento , está influenciando seus resultados. O erro sistemático vai jogar fora seus resultados, fazendo com que sejam sistematicamente muito alta ou muito baixa, em cada medição. Equilíbrio e calibrar os dispositivos de medição de acordo com as instruções do fabricante e verifique se você tem instruções precisas para o uso de dispositivos de medição para evitar erros sistemáticos .
Erros aleatórios
erro aleatório diferente de erros humanos e sistemáticos em que o pesquisador não pode controlá-lo. Erros aleatórios ocorrem porque nem todos os fatores podem ser controlados , não importa o quão cuidadoso você é um experimentador . Um medidor , por exemplo, não importa o quão preciso, provavelmente não irá produzir exatamente os mesmos resultados em cada medição individual se usado um número infinito de vezes. Se uma pessoa faz vários erros em um experimento em itens de peso em uma escala devido à sua mão trêmula , por exemplo, esses erros vão resultar em medições individuais sendo muito alta ou muito baixa. Esta polarização será introduzido aleatoriamente e ao longo dos resultados . Neste exemplo, portanto, o tipo de erro é conhecido como aleatório , mesmo que uma pessoa fez os erros, porque tremores normais mão humana está fora do controle humano.
Padrão Erro de Medição
estatísticos cunhou o termo , erro padrão de medida , para explicar o erro aleatório em resultados experimentais. O erro padrão de medição é calculado com base no desvio-padrão dos resultados de seus testes e multiplicando esta pela raiz quadrada de 1, depois subtrair o coeficiente de confiabilidade . Se você estiver usando um instrumento padronizado , como o teste de Wechsler para a inteligência , o manual de teste já terá calculado o coeficiente de confiabilidade. Se você está desenvolvendo seu próprio instrumento, você vai ter que calcular esse coeficiente por ter vários experimentadores diferentes usam o dispositivo de medição e comparação de seus resultados. O desvio padrão será igualmente dada no manual de testes , se o instrumento é bem conhecida e padronizada ; caso contrário, você terá que usar os seus dados a partir das medições de confiabilidade para calcular o desvio padrão .
Intervalo de Confiança
Depois de ter calculado o erro padrão da medição, o seu os resultados são apresentados dentro de uma gama de valores que utilizam esta figura . Se o erro padrão de medida é 0,005 unidades , por exemplo, e você obteve uma medida de 3, você iria relatar seus resultados entre 2.9 e 3.0. Utilizando um intervalo de confiança , você aumenta suas chances de relatar a medida verdadeira .