Dividir a pressão de vapor de uma substância no líquido pela pressão de vapor da outra substância para se obter a volatilidade relativa . Ambas as pressões de vapor e a volatilidade relativa vai variar de acordo com a temperatura do líquido . As substâncias podem ser destilada mais facilmente em volatilidades relativas mais altas , uma vez que existe uma separação maior entre os seus pontos de ebulição .
2
Calcular a fracção molar de um composto em um vapor utilizando a fórmula y = ( * ά x ) /{ 1 + ( ά -1 ) * x } , onde " ά " é a volatilidade relativa , " x " é a fracção molar da substância no líquido e " y " é a fração molar da substância no vapor . Este cálculo irá dizer-lhe a proporção esperada de o composto desejado no vapor destilada.
3
Determinar o percentual de recuperação da destilação , dividindo a quantidade de líquido destilado recuperado do vapor pela valor original do líquido. Isto diz-lhe qual a proporção do líquido original foi destilada na substância mais concentrada.
4
Calcule a eficiência da destilação usando a fórmula (% A + % B ) /( A + % % I + % B ) , em que a é a % de recuperação por cento do líquido puro, no ponto de ebulição baixo , que é a % de recuperação por cento no ponto de ebulição intermédio , e B é a % de recuperação por cento no ponto de ebulição elevado .