Localize o elemento sob investigação na tabela periódica . Se sua tabela inclui apenas os símbolos químicos , consultar a lista dos símbolos elementares e suas abreviações no site da Israel Ciência e Tecnologia. Por exemplo, se o átomo que você está pesquisando tem o símbolo Ba, localizá-lo na lista para descobrir que o elemento é de bário .
2
traço ao longo da linha da tabela que o elemento é em até alcançar o lado esquerdo da mesa, onde você vai encontrar um número. Este número é o período do elemento . Isto define quantos anéis de elétrons, conchas ou orbitais do átomo tem . Seguindo o exemplo de bário , traçando junto à esquerda o levará para o número 6, informando que o elemento tem seis orbitais de elétrons .
3
Traçar verticalmente para cima a partir da posição do elemento em a tabela para encontrar o número na parte superior para encontrar o número do grupo do elemento. Use este número para informá-lo sobre o número de elétrons na camada externa do átomo . Este é um determinante importante do comportamento do elemento . Bário , por exemplo, está posicionado abaixo do número 2, o que significa que tem dois elétrons em sua camada externa . No entanto, você deve ter cuidado com os grupos 3 e 12 , os metais de transição , porque eles não vão seguir rigorosamente esta regra. Eles vão ganhar elétrons adicionais em suas camadas internas , em vez de seus entes externos. Você deve procurar as configurações de elementos de elementos nestes grupos individualmente , mas a regra para o número de orbitais ainda se aplica.