No circuito amplificador seria capaz de trabalhar sem transistores . Um transistor é um componente de circuito que funciona como uma espécie de interruptor variável. Ele tem três conexões, ou leads : a base, coletor e emissor . Quando existe uma pequena quantidade da tensão fornecida para a base , a corrente flui da base para emissor , e a um grau muito maior , a partir do emissor para colector . A corrente de coletor -emissor é de cerca de 100 vezes a corrente de base -emissor . Você pode pensar o transistor como uma espécie de amplificador de corrente .
Simples amplificador diferencial
um amplificador diferencial simples, a fonte de energia envia corrente através de dois ramos paralelos. Cada ramo é ligado a um dos dois condutores de saída , e passa pelo colector e emissor de um transistor . As bases dos transistores estão ligados às duas voltagens de entrada . À medida que a tensão de entrada em cada ramo mudanças , ele cria uma mudança amplificado atual - e, portanto, variação de tensão - através do transistor. Desta forma, a diferença de tensão entre os dois terminais de saída é a diferença amplificada de tensão entre as entradas .
Amplificadores operacionais
Este amplificador diferencial simples é a espinha dorsal para trás toda uma classe de circuitos amplificadores conhecidos como amplificadores operacionais , ou op - amps para breve. Por si só, o op-amp básico vai ampliar a diferença de tensão de entrada de forma demasiada , por isso, mais componentes do circuito são geralmente adicionados para mantê-lo sob controle. Há muitas maneiras de adicionar um feedback loops e outras estruturas que utilizam mais resistores e transistores para criar amplificadores que são adequados para fins práticos.
Prático amplificador diferencial
A termo " amplificador diferencial " é normalmente usado para descrever um tipo de op-amp , ao invés do circuito básico utilizado em todas as - amplificadores operacionais . Muitos op-amps usar apenas uma entrada , com a outra ligada à terra , de modo que a saída é apenas a tensão de entrada amplificado . Em um amplificador diferencial , dois sinais de entrada diferentes são ligadas às entradas , de modo que amplifica a sua diferença . Além disso, um fio com um resistor conecta a saída para uma das entradas , criando um ciclo de realimentação que limita a tensão de saída para um alcance prático .