A definição mais básica de meta- análise é a síntese de múltiplos estudos sobre o mesmo tema . O processo de meta- analítica identifica estudos adequados , pesa os seus resultados e os combina em um único conjunto de resultados. Os resultados do presente processo deve ter um peso maior do que qualquer estatístico dos estudos de componentes. A meta-análise é mais freqüentemente realizada no campo da medicina, onde os estudos clínicos padronizados são comuns, mas pode ser aplicado em qualquer disciplina onde existem estudos adequados.
Visão Geral do Processo
o passo inicial no processo de meta- analítica é identificar estudos adequados para serem combinadas para o tópico desejado . Para fazer isso, os pesquisadores a encontrar estudos de um tipo semelhante , tais como ensaios clínicos randomizados , de ambos publicados e fontes inéditas para evitar viés de publicação, em seguida, descartar estudos que não cumprem as normas de qualidade e pesam demais estudos de acordo com a qualidade. Em seguida, entram os dados estatísticos de cada estudo, aplicar um modelo de efeitos para normalizar os resultados e apresentá-los com elementos visuais, como tabelas ou gráficos .
Vantagens
Os resultados da meta- análise têm mais peso estatístico do que qualquer um dos estudos, tornando-se uma poderosa ferramenta para determinar o tamanho verdadeiro efeito . A meta-análise também pode revelar variação significativa entre os estudos de outro modo semelhantes , e pode oferecer um olhar mais complexo em variáveis e os efeitos que os resultados de influência. Para um assunto em que dezenas de estudos são publicados a cada ano, uma meta-análise pode colocá-los em contexto e proporcionar uma visão mais ampla da população afetada .
Desvantagens
Meta- análise pode ser muito trabalhoso , muitas vezes exigindo um esforço significativo para identificar e pesar estudos adequados, especialmente quando os estudos são diferentes , oferecem dados inadequados ou incluir variáveis únicas. Usando princípios estatísticos avançados, meta- análise requer a seleção de um modelo de efeitos apropriados e testes para garantir que o modelo é preciso. Também é possível que, se um número significativo de estudos que o compõem forem mal conduzidas, tendenciosa ou não cuidadosamente selecionados, que a meta- análise vai refletir resultados imprecisos .