Realizar pesquisas e coletar informações básicas sobre o grupo cultural que irá estudar e escrever sobre . Formular um tópico para concentrar sua investigação. Sempre levar uma caneta e um caderno pequeno em seu bolso. Discretamente tirá-lo e anotar suas impressões como você participar ativamente de interações sociais ou funções. Coloque em palavras as idéias gerais e descreve temáticas a serem desenvolvidas em notas de campo mais envolvidos .
2
Contemporaneamente anotar as principais características de qualquer evento social ou acontecimento que está observando. Anote os nomes dos principais jogadores em suas observações. Escreva uma breve descrição para refrescar sua memória para escritos posteriores.
Tome notas de cabeça breves dos pontos altos de suas observações , transcrevendo as palavras-chave ou palavras de conversas e diálogos . Gravar dados imediatamente após um evento significativo enquanto ele ainda está fresco em sua mente .
3
Informe os locais de suas intenções. Deixe-os saber que você está conduzindo uma pesquisa antropológica e tomando notas de campo para construir a confiança e evitar suspeitas . Escrever rapidamente para que você não perca o que está acontecendo antes de você. Capture o imediatismo da ação. Gravar a cena que se desenrola sem longas descrições . Escrever contas mais longos fora da vista dos participantes ou depois que você é através do envolvimento com os indivíduos.
4
Faça pausas regulares durante o dia para gravar as suas observações e pensamentos com mais detalhes. Adicionar mais detalhes para transcrições de entrevistas. Organizar e refinar seus apontamentos e notas curtas em notas de campo descritiva e cronologicamente ordenados. Escreva descrições detalhadas das pessoas , observando suas atitudes , roupas , penteados, a linguagem do corpo e outros maneirismos .
5
À noite, quando você está fora do campo, interpretar e analisar as suas observações do dia . Usando as notas do dia , escrever sobre percepções que você ganhou . Adicionar contexto para as notas de campo . Incluir histórias familiares , informações históricas e perspectiva científica para as notas em preparação para escrever sua etnografia , que é o seu jornal final do seu trabalho de campo.