A tensão de uma bateria NiMH totalmente carregada na verdade começa em cerca de 1,5 volts , mas cai drasticamente para cerca de 1,2 volts , onde permanece até a segunda queda acentuada na tensão que a bateria chega ao fim de sua capacidade de armazenamento útil . Durante a descarga , uma bateria NiMH deve superar sua própria impedância interna contra o fluxo de corrente elétrica , conhecida como impedância ôhmica . Polarização Ôhmico produz uma queda de tensão , que é subtraída da tensão total da bateria .
Polaridade positiva
O eléctrodo positivo , ou ânodo , de uma bateria de NiMH é composto de hidróxido de níquel . Durante o carregamento, o libera hidrogênio positivo para o eletrólito - uma solução que conduz eletricidade - eo hidrogênio é absorvido pelo eletrodo negativo . O hidróxido de níquel no eletrodo positivo reage com íons hidróxido no eletrólito , para produzir oxyhydroxide níquel , água e um livre de partículas carregadas negativamente chamado um elétron .
Negativo Eletrodo
O eléctrodo negativo , ou cátodo , de uma bateria de NiMH consiste de uma estrutura de hidreto de metal , capaz de conter entre 1 por cento e 7 por cento de hidrogénio em peso . A liga de metal do eletrodo negativo reage com a água e um elétron para produzir hidreto de metal e um íon hidróxido . Durante a descarga , as reações químicas são o inverso do que ocorre durante o carregamento. A reação geral em uma bateria de NiMH pode ser representado pela equação M + Ni (OH) 2 → MH + NiOOH.H2O .
De eletrólitos
O eletrólito em um NiMH completa o circuito eléctrico no interior da bateria , actuando como um meio para o transporte de átomos com carga , conhecidos como iões , de um eléctrodo para o outro . O eletrólito não significa, porém , entrar na reação química em cada eletrodo, pelo que a sua condutividade elétrica permanece elevada em toda a capacidade útil da bateria. O eletrólito em baterias NiMH é o hidróxido de potássio - um álcali ou base - . Que é por isso que as baterias NiMH são muitas vezes referidos como baterias de armazenamento alcalinas