Um meteorologista amador pode ter uma idéia geral da umidade relativa do ar , garantindo três cuidadosamente lavados pedaços de cabelo humano ( todos cortados com o mesmo comprimento) a um painel de plástico. Quando os pêlos estiverem secas , uma marca é feito em plástico para identificar a marca de humidade zero. Os cabelos são então embebidas em água durante quatro horas . Eles absorvem a água e crescer ao seu comprimento máximo. Outra marca é feita representando a marca de cem por cento. Três marcas uniformemente espaçados são feitas entre o zero e 100 por cento de marcações. Estes representam 25 por cento, 50 por cento e 75 por cento de umidade . Ao monitorar o comprimento dos cabelos , um meteorologista amador pode obter uma leitura geral de umidade relativa.
Sling e Aspiração Psicrometros
Um psicrômetro é um higrômetro que usos dois termômetros para medir a umidade em uma área . O instrumento coloca dois termómetros idênticos ao lado do outro , um bulbo seco que é inalterado e que dará a temperatura real , e um termómetro húmido que emprega um pavio de algodão molhado para provocar o arrefecimento por evaporação . Quando o psicrômetro é oscilado em torno , o efeito de evaporação do termômetro de bulbo úmido provoca uma diferença de temperatura entre os dois termômetros. Calculando a diferença e referindo-se a um gráfico de padrões, o meteorologista pode determinar umidade relativa.
Um psychrometer aspiração funciona da mesma maneira, mas é refrigerado por um ventilador acionado eletricamente , por isso não há necessidade de o meteorologista para balançar ao redor. Estes são muito mais compacto do que as versões de sling .
A principal desvantagem para psicrômetros é que eles não estão calibrados para várias elevações, assim leituras podem não ser precisos se eles são usados mais de 1000 metros mais alto ou mais baixo que a região em que foram calibrados .
Capacitive higrômetro
a meteorologista pode usar um higrômetro capacitivo para medir a umidade , deixando-a ler a temperatura do ar e em seguida, ajustando a temperatura da superfície da unidade de sensor até condensação começa a formar sobre a sua superfície . A condensação ajuda a superfície segurar uma carga elétrica . A caixa de sensor lê a quantidade de eletricidade que está sendo realizada e, ao atingir uma carga completa (conforme definido pelo conselho sensor) , uma leitura de temperatura de superfície é tomada. A diferença entre as temperaturas são referidas em uma tabela de referência para determinar a humidade .
Resistiva Higrómetro
Um higrómetro resistiva funciona de uma maneira semelhante como a versão capacitivo , só que mede a quantidade de resistência que o sensor tem a corrente elétrica. Uma vez que a condensação suficiente tiver acumulado na superfície de modo que ele possa começar a conduzir electricidade , caixa de leitura do sensor de condutividade eléctrica da superfície e da temperatura a que tem permitido uma corrente concluída . A diferença de temperatura entre a temperatura ambiente e a temperatura inicial em que ocorre a condensação é então comparada com uma tabela de referência para determinar a humidade .