Uma onda de tensão AC de uma tomada doméstica normal varia de positivo para picos negativos a uma taxa de 60 ciclos por segundo . Uma fonte de alimentação contém circuitos retificadores para mudar a tensão para todas as ondas positivas . Filtros seguida alisar as ondas de uma tensão DC com a qualidade do filtro de determinação da suavidade da tensão final. A tensão de ripple varia a tensão final de DC por um pequeno valor positivo e negativo. Por exemplo, além de 100 volts pode variar entre mais de 99,5 e mais 100,5 , deixando uma tensão de ondulação de 0,5 volts.
Oscilloscope
Um osciloscópio apresenta uma imagem de um eletrônico forma de onda na tela . Uma grade na tela é calibrado para representar uma quantidade específica de tensão para cada divisão. A fonte de alimentação pode produzir outros sinais indesejáveis, tais como o ruído térmico ou interferências de outros sinais . Ao conectar um osciloscópio à saída de uma fonte de alimentação , você pode ver uma imagem do sinal e distinguir entre a tensão de ondulação e qualquer outro sinal indesejado . Você pode medir a quantidade exata de ondulação com a grade calibrada.
Medidas voltímetro RMS voltímetro
um RMS de sinais de rádio freqüência de áudio e baixos. Ligado à saída de uma fonte de alimentação , mas também é possível ler o valor de ondulação , mas não vai separá-lo do outro ruído . Você pode fazer um " vá, não -go " verifique se você precisar resolver um fornecimento de energia mais. Por exemplo, se a fonte de alimentação tem uma especificação de saída de mais de 100 volts , com mais de 0,5 volts de ondulação , eo medidor RMS mostra 0,4 volts , você sabe que a ondulação está dentro das especificações . Em 0.6 volts , você tem que medir exatamente com um osciloscópio.
Mulitmeter
Ganhe um "go , no-go " medição ondulação com um multímetro .
Um multímetro com uma escala de tensão AC também pode fornecer um "go , no-go " medição ondulação em uma fonte de alimentação, mas com menos precisão do que um voltímetro RMS. Ajuste o medidor com a escala menor AC e conecte-o à saída. Como o voltímetro é projetado para ler os sinais mais altos , é menos preciso nas escalas mais baixas e vai mostrar uma leitura variável. Se você tem uma especificação de ondulação de 0,5 volts , um sinal que varia entre 0,1 e 0,5 seria bom , mas variando entre 0,3 e 0,7 exigiria a solução do problema .