Para a maior parte , os tsunamis são causados por terremotos , a súbita liberação de grandes quantidades de energia armazenadas no solo da Terra. Para um tsunami se formar, deve ocorrer terremotos profundamente abaixo da superfície do oceano . Quando isso acontece , geralmente ao longo de uma linha de falha , grandes quantidades de água são deslocados na superfície do mar acima do epicentro do terremoto . Este deslocamento resulta em altura maior do que o normal de água de superfície . A parede de água resultante vai chegar muito longe da costa , quando ele entra em contato com a terra .
1929 Grand Banks Tsunami
Um terremoto de 7,2 graus de magnitude levou à 18 de novembro de 1929, Grand Banks tsunami. O epicentro do terremoto foi na latitude 44,5 graus norte e 56,3 graus de longitude oeste , ao largo da costa da Terra Nova , no Canadá. Tsunami efeitos semelhantes foram sentidos tão longe quanto Portugal e Carolina do Sul . No total, 1929 Grand Banks tsunami causou US $ 400.000 em danos e matou 29 pessoas.
2013 Meteotsunami
Uma grande derecho em 13 de junho de 2013 pode ter criado uma meteotsunami .
até recentemente , pouco se sabia sobre meteotsunamis , tsunamis causados por eventos climáticos em vez de terremotos. Ainda assim, um derecho , uma longa vida , tempestade grande , varrer com rajadas de vento que se aproximam 161 quilômetros por hora ( 100 mph ) , pode ter sido responsável por um tsunami que atingiu a costa leste no meio do dia em junho de 13 , 2013. Este tsunami causado águas a subir para 1,8 metros (6 pés) e durou alguns minutos . Embora muitas questões permanecem , a forte corrente descendente da tempestade pode ter sido responsável pelo deslocamento de grandes quantidades de água , que criou o tsunami. Este efeito também ocorre ocasionalmente na região dos Grandes Lagos . Lá, ele é chamado de seiche .
Ameaça de uma futura Tsunamis
Comparado para a Costa Oeste , a ameaça de tsunamis na costa leste é extremamente baixo. Por um lado, os terremotos com poder suficiente para causar tsunamis são raros no Oceano Atlântico , e eles são muito mais comuns no Oceano Pacífico . Tsunamis causados por terremotos , como o tremor março 2012 que atingiu o Japão , que não ocorrem freqüentemente no Oceano Atlântico. Mas eles podem ainda ocorrer teoricamente . Em um cenário ainda mais improvável , um grande meteorito atingindo o Oceano Atlântico deslocaria água o suficiente para causar um tsunami na costa leste. Finalmente, embora muitas questões permanecem , uma série de deslizamentos de terra no fundo do oceano causada por uma série de pequenos terremotos poderia causar um tsunami.