Em média , a Terra recebe cerca de 1.366 watts por metro quadrado de radiação solar a cada dia. No entanto, uma série de fatores que determinam a quantidade de radiação solar, a Terra está realmente recebendo a qualquer momento . A forma de sua órbita ao redor do sol se assemelha a um oval, em vez de um círculo. Isso significa que ao longo do ano , a distância da Terra a partir do sol está constantemente mudando. No periélio , a Terra está mais próxima do sol. No afélio , o sol é o mais distante do sol. No periélio , a Terra é de cerca de 5986760 quilômetros ( 3.720 mil milhas ) mais perto do Sol do que durante afélio . A Terra, como um todo, recebe a radiação solar durante mais periélio , e que recebe a menor quantidade durante afélio .
Radiação Solar e altas latitudes
Durante o Norte verão do Hemisfério , o Pólo Norte recebe a radiação solar, a maioria na Terra. Durante janeiro e dezembro, no entanto, o Hemisfério Sul experimenta verão, eo oposto ocorre . Durante os picos de verão e inverno, o Pólo Norte recebe 1.264 watts e 0 watts por metro quadrado de energia solar por dia , respectivamente. Durante o solstício de inverno e solstício de verão no Pólo Sul , por outro lado , a radiação solar equivale a 0 watts e 1.351 watts por dia, respectivamente. Durante os equinócios , nenhuma radiação solar que seja atinge ambos os pólos . Nos pólos , o sol cruza o horizonte só duas vezes por ano . Durante o equinócio da primavera hemisfério norte , o inverno começa Pólo Sul , o sol desaparece do céu inteiramente. Ela não retorna até que o equinócio de outono Hemisfério Norte . O oposto ocorre no Pólo Norte .
Radiação Solar e do Equador
regiões tropicais perto do equador receber concentrações semelhantes de energia solar durante todo o ano .
Durante o equinócios , o sol está diretamente sobre o equador e do equador está recebendo a radiação mais solar. Ainda assim, o Equador nunca recebe mais radiação solar como os pólos fazer durante suas respectivas verões . De facto , a radiação solar no equador é praticamente constante ao longo do ano . No céu , o ângulo do sol no chão só varia em cerca de 47 graus durante todo o ano. Durante o verão do hemisfério norte , o ângulo do sol no céu para o chão está apenas 23,5 graus ao norte. Durante o solstício de verão do Hemisfério Norte , o Equador recebe cerca de 920 watts por metro quadrado por dia. Durante os equinócios , o Equador recebe , em média, 1.038 watts. Durante o solstício de inverno do hemisfério norte , no entanto, o Equador recebe cerca de 984 watts. Cada dia do ano , o Equador recebe 12 horas de luz solar.
Radiação Solar em latitudes médias
O sol está a pino no Trópico de Câncer eo Trópico de Capricórnio durante o verão do Hemisfério Norte e no verão do hemisfério sul , respectivamente. O Trópico de Câncer está localizada a 23,5 graus ao norte , enquanto o Trópico de Capricórnio está em 23,5 graus sul . Durante o verão do hemisfério sul , este ângulo é de 23,5 graus , bem como, mas o sol está no céu do sul. As latitudes médias experimentar um padrão semelhante como pólos de seu hemisfério , mas não quase ao mesmo extremo. Durante o solstício de verão, quando o sol está no ponto mais alto no céu, as latitudes médias estão experimentando a radiação mais solar. No entanto, durante o solstício de inverno, as latitudes médias estão a receber a menor quantidade de radiação. A exposição ao sol varia entre um mínimo de 9,2 horas durante o solstício de inverno no Hemisfério Norte a um comprimento do dia de 14,8 horas durante os solstícios de verão de ambos os hemisférios . Aos 40 graus de latitude norte , o sol fornece 1165 watts por metro quadrado durante o solstício de verão no hemisfério norte , 795 watts durante os equinócios , e 376 watts durante o solstício de verão no hemisfério norte . Durante o solstício de verão no hemisfério norte , a latitude 40 graus recebe 352 watts. Ele recebe 795 watts durante os equinócios de verão e 1.245 watts durante o equinócio de inverno no hemisfério norte .