Prepare o líquido e hidrômetro . Despeje um pouco do líquido em um cilindro ou copo alto o suficiente para flutuar o hidrômetro graduado. Delicadamente, coloque o densímetro no líquido e deixe-a flutuar livremente . Certifique-se de que ele não toque nas paredes ou no fundo do recipiente, e deixe-o parar balançando .
2
Leia o valor no qual a superfície do líquido intercepta a escala. Você deve projetar a nível do menisco , onde os arcos líquidos ao longo das bordas do recipiente, à escala e pode precisar de estimar um valor preciso por interpolação. Grave tanto a medição bruta de gravidade específica ea temperatura de calibração do hidrômetro , que está impresso na escala.
3 Tire a temperatura da mesma amostra de líquido usado para medir a gravidade específica.
Meça a temperatura do líquido. Coloque um termómetro na mesma taça do líquido usado para a leitura do densímetro e ler a temperatura a partir da escala . Registre a temperatura .
4
Calcular o fator de correção da tabela que acompanha o hidrômetro . Use interpolação linear, se a temperatura exacta não é medido na tabela . Se nenhuma tabela é fornecido com o hidrômetro , encontrar uma tabela de correção on-line. Certifique-se de usar uma tabela de correção correspondente temperatura de calibração do hidrômetro .
5
Adicione o fator de correção para o peso específico que você mediu . O factor de correcção é um número negativo , se o líquido é mais frio do que a temperatura de calibração do densímetro , significando que a gravidade específica é menor do que a medição bruta . Se o líquido é mais quente , o fator será positivo.