semanas de tremores e rumores em torno Paricutin , uma aldeia perto Urupan , cerca de 320 quilômetros ao sul da Cidade do México, precedeu a primeira erupção do vulcão em 20 de fevereiro de 1943. Naquela tarde, o chão em um milharal inchou dois metros antes de fraturado, assobiou e emitida cinzas e vapores sulfurosos . À noite , as chamas a partir do solo aumentou mais de 800 metros no ar. O vulcão construiu um cone de lava e cinzas que se elevou até 50 metros em um dia, 150 metros depois de uma semana , e alcançou 424 metros no momento em que as erupções parou em 1952.
Tectonic Setting
Paricutin está dentro do Michoacan - Guanajuato Volcanic Field. Esta região contém mais de 1.400 vulcões, muitos deles com vidas curtas como Paricutin . A zona MGVF faz parte do Trans- mexicano correia vulcânica que se estende de leste a oeste em todo o México. Como o Cocos e Rivera placas tectônicas de mergulho, ou subduzir , sob a placa da América do Norte , que causam o vulcanismo. Este processo também cria uma vala profunda - a subducção Zona Oriente americano - ao largo da costa mexicana ocidental. Na maioria das zonas de subducção , vulcões e terremotos ocorrem em um arco paralelo à trincheira. A zona vulcânica mexicana se inclina em um ângulo de 15 graus para a trincheira e deixou geólogos perguntando o porquê.
Norte-americano, Farallon e placas do Pacífico
Sobre 235.000 mil anos atrás, durante tempos Triássico tarde, a placa norte-americana - um pedaço de crosta continental sobre o qual o Canadá, ele Estados Unidos ea maioria do México stand - rompeu com o supercontinente Pangea e começou a ir para o oeste. Cerca de 100 milhões de anos, a placa norte-americana convergiram com a placa de Farallon que era composto por mais densa crosta oceânica e estava se movendo em direção ao leste . A placa de Farallon mais pesado afundou , mergulhou sob a placa norte-americana e fragmentada. Por vezes Oligoceno , cerca de 23 milhões de anos atrás , a maior parte da placa de Farallon estava sob a placa norte-americana , deixando três remanescentes : a placa Juan de Fuca para o norte e as placas Cocos e Nazca , ao sul. As placas do Pacífico da América do Norte e se mudou para fechar a lacuna , criando a Falha de San Andreas como eles deslizam umas sobre as outras .
Cocos Placa Flatenning
geólogos na Califórnia Instituto de Tecnologia de acreditar que, como a placa de Cocos continuou a subduzir sob a placa norte-americana , mudou sua forma de imersão para baixo para horizontal. Uma laje subduzindo tem de ser enterrado , no mínimo, 100 km abaixo da superfície para gerar o magma derretido que cria um vulcão. A placa de Cocos não atingir essa profundidade , até que foi quase no Golfo do México, costa. Isso significava que os vulcões no México ocidental desligado enquanto atividade vulcânica migraram para o leste . Esta migração parou 22000000 anos atrás, como a placa de Cocos começou a mergulhar para baixo novamente e fazer com que vulcões migrar de volta para o Pacífico. Como resultado , o arco de vulcões no sul do México encontra-se oblíqua para a trincheira Mid America .
Rivera Placa
Cerca de 10 milhões de anos atrás , a microplaca Rivera separado do na ponta norte da placa de Cocos . Geólogos da Universidade do México diz que no 20 º paralelo, mergulha abruptamente em mais de 50 graus para a horizontal , uma vez que subducts sob a placa norte-americana em cerca de três centímetros por ano . Esta é apenas a norte da região de Michoacan , onde Paricutin está localizado . No entanto , a placa de Cocos , ao sul que subjaz Paricutin é plana, mas subducts sob a placa norte-americana a uma taxa mais rápida de cinco a seis centímetros por ano. As dinâmicas complexas entre as duas placas criar vulcões como Paricutin que têm uma vida breve eruptiva .