Além de magma e cinzas , vulcões produzem dois principais gases que podem desempenhar um papel na mudança climática : dióxido de enxofre e dióxido de carbono. Esses gases são formados a partir de interações entre os minerais fundidos e vapor de água no manto da Terra. À medida que o magma sobe, a variação da pressão e da temperatura faz com que os gases que saem do magma e na atmosfera durante uma erupção.
Vulcões contribuem para o aquecimento global
Você pode reconhecer o dióxido de carbono como gás que é mais frequentemente discutidos quando o tema das mudanças climáticas vem à tona. O dióxido de carbono liberado por vulcões não contribui para o dióxido de carbono global produzido no mundo, e que o aumento do dióxido de carbono tem sido associada ao aquecimento global. Curiosamente, o impacto relativo de dióxido de carbono vulcânica é minúsculo em comparação com antropogênica, ou humano gerado , o dióxido de carbono. A quantidade relativa de dióxido de carbono liberado em um determinado ano de todos os vulcões da Terra é várias ordens de grandeza - ou seja, 100 vezes - . Menor do que o dióxido de carbono antropogênico
vulcões Contribuir para resfriamento Global
dióxido de enxofre e cinzas introduzido na estratosfera por vulcões têm um efeito de resfriamento sobre a Terra. O dióxido de enxofre reage com a água na atmosfera para formar uma nuvem de gotículas de ácido sulfúrico . Esta nuvem de ácido reflete a luz solar que de outra forma aquecer a Terra. O impacto é temporário como a nuvem cai de volta para a superfície em forma de chuva ácida, um tipo diferente de problema. Um exemplo do potencial impacto do dióxido de enxofre seria como a erupção do Krakatoa , em 1883, causou toda a Terra em cerca de 1 grau Celsius ( 1,8 graus Fahrenheit ) refrigerador por três anos.
A partir da perspectiva de Tempo Geológico
níveis atuais de atividade vulcânica pode dar o clima um pequeno empurrão em uma direção ou outra, mas , historicamente, os vulcões têm tido um impacto muito maior. Back in primórdios da Terra, cerca de 2,5 bilhões de anos atrás , não havia muito mais vulcânica atividade, e as reações químicas resultantes dessas erupções criou a bolha de gás respirável que protege e mantém o planeta a uma temperatura feliz para a vida. Mais recentemente, dizem 74 mil anos atrás, um mega- vulcão entrou em erupção , tirando um de 3.000 quilômetros quadrados (1.200 milhas quadradas ) pedaço da atual Sumatra e resfriamento da Terra o suficiente para , eventualmente, ter provocado uma era do gelo . Teoriza-se que enormes erupções vulcânicas com o potencial de impacto do clima ao longo de décadas ou mesmo séculos têm ocorrido ao longo da história da Terra.