elementos podem ser categorizados como metais ou não metais com base nas propriedades físicas e químicas . Por exemplo , os metais facilmente desistir de elétrons de valência , e óxidos metálicos , tais como cal virgem , formam substâncias alcalinas , quando misturado com água. Diretamente testando uma substância para estas propriedades químicas , no entanto, exigiria equipamento de teste sofisticado ou conhecimento científico avançado. As propriedades físicas , por outro lado , são mais fáceis de testar e observar, porque eles se relacionam com as características físicas básicas, tais como a aparência e condutividade . Você pode achar que misturas e compostos que incluem substâncias não-metálicos apresentam propriedades físicas dos metais, mas uma distinção importante é que os metais apresentam estas propriedades mesmo em sua pura ou " elemental " formulário.
Inspeção Visual
A primeira maneira de determinar se uma substância é de metal ou metalóide é simplesmente olhar para ele. Praticamente todos os metais são sólidos à temperatura ambiente , com a notável exceção do mercúrio. Muitas não metais são gases à temperatura ambiente , embora alguns sejam sólidos ou líquidos . Outra característica visual diferenciado dos metais é um brilho suave ou brilho conhecida como brilho metálico . Não-metais , em geral , não apresentam este brilho . Este teste simples não é definitiva, no entanto, porque alguns elementos - como o silício , gerânio e outros " metalóides " - Apresentam características de ambos os metais e não-metais
energia em movimento
Alguns dos elétrons em átomos metálicos são capazes de mover-se livremente de um átomo para . outro . Estes elétrons são portadores móveis eficientes de energia - o movimento uniforme de elétrons cria eletricidade, e as vibrações aleatórias de elétrons movendo-se livremente transferir calor . Assim, a maioria dos metais são bons condutores de calor e eletricidade , ea maioria dos não-metais não são. A melhor maneira de testar a condutividade elétrica envolve uma ferramenta conhecida como um multímetro digital. Ajustar o multímetro para medir a resistência e tocar as duas sondas ao material. Se a resistência medida é muito próximo de zero , o material conduz a electricidade e é quase certamente um metal . Você pode testar para a condução de calor pelo aquecimento do material e tocá-lo com a ponta do dedo ; um metal irá aquecer a ponta do dedo mais rápido do que um não-metal .
o martelo de teste
A maioria dos metais são ou maleável ou dúctil , geralmente ambos. A maioria dos não-metais sólidos são nem maleável nem dúctil. Um material maleável é capaz de se curvar em vez de ruptura ou desintegrar-se , e um material dúctil pode ser esticada para um fio . Alguns metais , como o aço de espessura, não pode ser dobrado ou esticado sem equipamento especial , mas você ainda pode manipular o seu material de várias formas e com várias ferramentas em uma tentativa de avaliar o seu grau geral de maleabilidade e ductilidade. Por exemplo, se o seu material é longo e fino , você pode tentar dobrá-lo com a mão, e se ele é fino e liso você pode bater com um martelo e procurar um recuo suave.