meiose produz células com metade do número de cromossomos como contido nas células do corpo , chamado de estado haplóide , de modo que os filhos têm o número correto de cromossomos. Em humanos, as células do corpo têm um diplóide , ou o dobro, o número de 46, com 23 pares de cromossomos . Cada par tem um cromossoma materno e paterno , chamados de cromossomos homólogos. Durante a meiose , ocorrem duas divisões para produzir gametas haplóides , com 23 cromossomos individuais. Cada gameta tem combinações únicas de cromossomas maternos e paternos . Esta variabilidade genética é importante, para que os organismos podem se adaptar às novas condições. Além disso variabilidade genética ocorre durante a sinapse , quando o material genético é trocado entre cromátides irmãs durante crossover.
Como Synapsis Ocorre
Antes meiose começa , os pares de cromossomos homólogos contida no núcleo da célula replicar para formar dois pares de cromátides irmãs , cada par unidas por estruturas chamadas centrômeros . Para começar a meiose , a membrana nuclear e dissolve-se os cromossomas encurtar e engrossar . Durante esta primeira fase , chamada de prófase I, ocorre sinapse . Os dois pares de cromátides irmãs se conectam ao longo de seus comprimentos através de combinações de RNA e proteínas chamadas "complexo sinaptonêmico ". Os cromatídeos ligados continuar a diminuir , enrolando em conjunto no processo . Podem interligar à medida que os pedaços de cromatídeos irmãos romper e se tornar reinserido na cromatídeos oposto , de modo que parte da cromatídeos materno é agora no cromatídeos paterna e vice-versa . Chamado de " crossing over" ou " recombinação " esse processo enriquece ainda mais variabilidade genética.
Synapsis Termina
Como meiose I continua , durante a metáfase I os pares de cromossomas homólogos synapsed migram para o centro da célula e formação. Os cromossomos homólogos maternos e paternos pode assort aleatoriamente para o lado esquerdo ou direito da célula . Em seguida, durante a anáfase I, extremidades synapsis e pares de cromossomos homólogos separam e migram para os lados opostos da célula . Na telófase I, divisão celular localiza um tipo de cada par de cromossomos homólogos em cada célula filha haplóides , com as cromátides que transportam material genético cruzado dentro deles.
O Resto da meiose
Na meiose II , as duas células da meiose I dividir para separar as duas cromátides irmãs dos pares homólogos. Os gametas resultantes têm agora um número haplóide de cromossomos irmã desemparelhados . Nos seres humanos, os gametas masculinos são quatro espermatozóides funcionais . Meiose nos seres humanos do sexo feminino produz um ovo grande funcional e três pequenos , eventualmente descartados, células chamadas corpos polares que contêm núcleos , mas pouco citoplasma. A variabilidade genética nos gametas vem , em primeiro lugar , a partir da segregação independente de cromossomos individuais em cada divisão meiótica , com chromatids maternos e paternos espalhando por todas as células -filhas de uma forma aleatória . Nos seres humanos , o total de combinações possíveis de emparelhamento 23 cromossomos é 8324608 . A segunda fonte de variabilidade vem da troca de material genético de cruzamento durante sinapse .