os EUA , os cientistas comparam a magnitude dos terremotos usando uma versão atualizada da escala Richter. Embora tecnicamente chamado de " Escala de Magnitude Momento ", ainda é comumente referido como a escala Richter , uma vez que produz resultados que são semelhantes aos da escala de Richter , com a única diferença principal é metodologia de cálculo . Embora a escala não tem limites precisos inferior ou superior , a maioria dos cientistas costumam usar para ele classificar terremotos em uma escala que varia 2,0-9,0 ; no entanto, terremotos mais poderosos do mundo exceder 9,0 . Quanto maior o número , mais forte o terremoto. Por exemplo, um terremoto de magnitude 2,5 geralmente não é ainda perceptível ; um terremoto de magnitude 5.8 seria considerado moderado , e um terremoto de magnitude 8.2 poderia ser catastrófico. É importante notar que a escala Richter é uma escala exponencial ; por exemplo, um terremoto de magnitude 6,0 é 10 vezes mais forte do que uma medição de 5,0, e um terremoto de magnitude 7,0 é 100 vezes mais forte do que uma medição 5.0.
Strongest terremoto registrado no Chile
a partir do momento desta publicação , o mais poderoso terremoto já registrado ocorreu no Chile , em 1960. Ele medido uma magnitude de 9,5 na escala de Richter. O terremoto mais forte já registrado em os EUA registrou um 9.2. Ocorreu no Alasca em 1964.
Ocorrem geralmente limites de placa Perto
A maioria dos terremotos notáveis ocorrem ao longo das fronteiras de placas tectônicas . O mundo tem sete grandes placas , nomeado após os continentes e oceanos que eles se sobrepõem , assim como placas consideravelmente menores. Estas placas não estão imóveis - eles colidir com o outro, se afastar uns dos outros ou deslizam uns aos outros ao longo de linhas chamadas falhas. Também não se mover suavemente necessariamente - a tensão pode se acumular no interior das placas ao longo do tempo , até que eles instantaneamente mover uma distância significativa - . Um terremoto
pode acontecer em outros locais
terremotos podem , por vezes, ocorrem longe dos limites de placa . Por exemplo, os terremotos ocorrem na zona do Rift do Leste Africano , onde parece que a placa Africano está tentando dividir-se em dois. Em os EUA , os terremotos destrutivos ocorreram em New Madrid , Missouri e Charleston , Carolina do Sul , os quais se encontram perfeitamente dentro dos limites da placa norte-americana .
Originam em diferentes profundidades
Embora os seus efeitos podem ser fortemente sentida na superfície da Terra , tremores de terra , na verdade, não se originam na superfície em si - que começam no subsolo . Diferentes terremotos ocorrem em diferentes profundidades , alguns logo abaixo da superfície , e outros de até 800 quilômetros ( aproximadamente 500 milhas) abaixo . A maioria dos terremotos , no entanto , vêm de locais a menos de 80 km (50 milhas) da superfície.
Possui uma Epicentro e hipocentro
Quando a mídia se refere para um determinado local como sendo o " epicentro " de um terremoto, eles estão se referindo ao ponto na superfície da Terra diretamente acima do local onde a falha rompido. Esse ponto é o próprio conhecido como o hipocentro , o verdadeiro ponto de origem do terremoto.
Não pode ser previsto
Ao contrário do clima , os terremotos são imprevisíveis e ocorrer sem aviso prévio . Eles podem acontecer em qualquer época e em qualquer altura do dia . No entanto, analisando as estatísticas , os cientistas podem fornecer gerais probabilidades de longo alcance de um terremoto que ocorrem em áreas vulneráveis. Por exemplo , os cientistas podem postular que há uma chance de 70 por cento de um grande terremoto ter lugar ao longo de uma determinada linha de falha dentro dos próximos 50 anos.
Pode ser mortal
Terremotos têm o potencial para reivindicar valores insondáveis de vidas. O terremoto mais mortífero já registrado, que atingiu a China em 1556 , matou mais de 800.000 pessoas . Mais recentemente , um terremoto de 1976 na China matou mais de 250 mil vidas. A maioria das mortes em terremotos são atribuíveis ao colapso das estruturas .
Pode gerar Tsunamis
Underwater ou terremotos costeiras são a causa mais comum de tsunamis , de movimento rápido ondas do mar que pode inundar zonas costeiras , causando danos materiais significativos e perda de vidas . Elas se formam quando um volume robusto de água é subitamente deslocados. Tsunamis viajar à velocidade de aeronaves comerciais, e pode chegar a alturas de mais de 30 metros (100 pés). Como os terremotos que os produzem , tsunamis pode atacar com pouco ou nenhum aviso. No entanto, quando ocorre um terremoto potencialmente geradoras de tsunami , os cientistas podem identificar áreas distantes que um tsunami poderia, eventualmente, atacar , possivelmente dando tempo para que as autoridades a emitir advertências e que ofereçam às pessoas a chance de escapar para a segurança.
, porém, são comuns
Nem todos os terremotos são perigosos, . O Serviço Geológico dos EUA estima que existam 500 mil terremotos no mundo a cada ano. A maioria é extremamente fraco , embora - apenas cerca de um quinto deles são ainda perceptíveis para os seres humanos
.