chuva ou neve água se infiltra no solo e migra para baixo sob a influência da gravidade. Ele se move através da zona de solo não saturado superior , até atingir a mesa de água e na zona do solo saturado . A superfície da mesa de água é o limite entre o solo saturado e saturado . Na zona do solo não saturado , água preenche apenas parcialmente as aberturas entre as partículas do solo ou da rocha , e o resto dos espaços é preenchida com ar . Na zona de solo saturado , as aberturas são completamente preenchidos com água subterrânea.
Água Mesa em Aqüíferos não confinados
água subterrânea é armazenada em camadas geológicas chamado aquíferos com aberturas que permitem que as águas subterrâneas flua através deles . Aqüíferos livres , às vezes chamados de aqüíferos freáticos , receber reabastecimento de água de chuva ou da superfície da água acima deles. Eles são diretamente afetados pela pressão atmosférica , e pode perder água por evaporação e uso da planta. Os níveis de água nos poços de água do aquífero tabela será inicialmente a mesma que a da água subterrânea em torno deles , mas podem ficar na proximidade imediata , devido ao uso . Alternativamente , os aqüíferos que estão confinados camadas abaixo menos permeáveis de rochas são menos afetadas pela pressão atmosférica e receber o mais reposição da maior terra a alguma distância.
Profundidade do lençol freático
Clima e uso humano pode afetar a profundidade do lençol freático. A superfície do lençol freático pode ser profunda em zonas áridas ou mais perto da superfície do solo em áreas de maior pluviosidade . Empoleirado água - encontrado em áreas onde a água subterrânea é realizada mais perto da superfície por uma camada de rocha impermeável - também mede como um lençol freático alto , mas pode muito bem produzir relativamente pouca água. Os níveis de água em aqüíferos confinados , alguns dos quais viaja sob pressão através fraturado rock, pode variar drasticamente entre pontos próximos , como as rachaduras viajar para cima e para baixo. O lençol freático pode cair ou subir na seca ou em condições de alta pluviosidade e as inundações , em períodos de pressão barométrica baixa ou alta , e quando grandes volumes de águas subterrâneas são bombeados ou utilizada para a irrigação de culturas com água de diferentes locais do aqüífero fontes.
reposição de água de mesa Aquíferos
reposição natural ocorre quando chove ou neva . Alguns dos água evapora , algumas quedas em lagos, córregos e oceanos , e alguns percolados no solo para se tornar água subterrânea. Água em lagos, rios e oceanos também se infiltra no solo. A recarga artificial é usado para ajudar a repor alguns aquíferos , especialmente em áreas com grandes populações e baixa pluviosidade. Lagoas sem forro pode ser usado para capturar a água da chuva ou de reter a água reciclada e deixe- a se infiltrar no solo.
Movimento das Águas Subterrâneas na água de mesa Aquíferos
Águas Subterrâneas no lençol freático aqüíferos não é estático, mas flui através do solo para lagos , rios e oceanos . Muitos rios e lagos receber a água de aqüíferos freáticos . Wetlands que contêm águas superficiais estão localizados onde o lençol freático é igual ou acima da superfície do solo. Molas comumente fluir de aqüíferos freáticos onde a superfície do lençol freático se encontra com a superfície do solo. O declive dos pontos da superfície do lençol freático na direção em que as águas subterrâneas .
Acesso à tabela de Água para Uso Humano
Menos de 2 por cento dos 330 da Terra milhão de metros cúbicos de água é subterrânea, e menos de 1 por cento é água doce. Os seres humanos que usam mais água subterrânea do que é reabastecido poderia, eventualmente, usar toda a água subterrânea disponível. Quando muito subterrânea é utilizada , a tabela de água cai , fazendo com que os custos mais elevados para instalar poços. Em algumas áreas onde os aqüíferos freáticos estão em demasia, as leis locais limitar a quantidade de águas subterrâneas utilizadas para a quantidade que é reabastecido por ano.