vulcanólogos muitas vezes categorizar erupções em um dos cinco tipos mais comuns: havaiana, Pelean , Vulcanian , Vesúvio ou Strombolian . Alguns vulcões , no entanto, podem apresentar características de vários tipos de erupção . O vulcão Stromboli é um dos vulcões mais ativos do planeta. Sentado em uma pequena ilha , o seu cone sobe cerca de 900 metros (cerca de 2.900 pés ) acima do mar circundante. O vulcão compartilha a ilha com a cidade de Stromboli , que tem sido capaz de existir em estreita proximidade com o vulcão , devido à raridade extrema de grande escala , erupções destrutivas. No entanto, nenhum vulcão é totalmente benigno , e erupções no Stromboli matou nove pessoas durante o século 20 . Outros exemplos de vulcões que muitas vezes produzem erupções estrombolianas incluem italiano Monte. Etna e Pacaya na Guatemala .
Lava e Outros Materiais
erupções estrombolianas emitem lava que normalmente possui uma espessa, pastosa qualidade e , portanto, não prontamente fluxo rápido ou longe. Erupções estrombolianas também pode descarregar gases , cinzas e pequenas rochas. Normalmente, estes materiais não viajar grandes distâncias , nem alcançar alturas elevadas, muitas vezes acumulando -se perto do respiradouro do vulcão. Erupções estrombolianas não são susceptíveis de produzir plumas de cinzas clima de alteração .
Lightshows breve, mas freqüentes
de curta duração, muitas vezes explosões freqüentes caracterizar o tipo erupção Strombolian . Estas erupções podem produzir uma impressionante exibição de lava de cores vivas , o que geralmente não representa qualquer perigo para aqueles que observam de longe. Por exemplo , o próprio Stromboli entra em erupção geralmente várias vezes por hora. Este espetáculo recorrente ganhou Stromboli o apelido de " Farol do Mediterrâneo. "
Trovão Efeitos Sonoros
Outro efeito notável Strombolian tipo erupções é seu ruído particularmente alto. Erupções estrombolianas são notórios por produzirem em expansão , explosões trovão -like. Estes sons são devido à pressão do gás extrema que se acumula dentro do vulcão, que é, então, de repente liberada durante uma erupção.