Globalmente , o fluxo de ar - o vento - é a maior distância da superfície da Terra, nos níveis superiores , ou altitudes mais elevadas, da atmosfera. A velocidade do vento de alta altitude variar numa base diária , e também mudar a altura . Além disso, eles inverter o sentido de acordo com a latitude. Nos trópicos e perto dos pólos , ventos superiores tendem a soprar de leste a oeste ; nas latitudes médias , os ventos tendem a soprar de oeste para leste .
Formação dos Ventos superiores
no nível mais básico, as forças que geram vento são iniciadas por o sol aquecendo a superfície da Terra desigualmente . Aquecimento desigual encoraja a formação de sistemas de rotação de alta e de baixa pressão . As diferenças , ou gradientes, entre áreas de alta e baixa pressão causa o fluxo de ar de uma região para outra , produzindo ventos de nível superior. Quanto maior o gradiente de pressão , o mais forte dos ventos.
Influência Imperativo de Latitude
No geral, o aquecimento solar é maior perto do equador e menor nos pólos . Os pólos também experimentar a maior variação de aquecimento solar entre o verão eo inverno. Isso ocorre porque o planeta se inclina sobre o seu eixo , expondo os pólos de sol constante durante o verão e escuridão constante durante o inverno , enquanto que as regiões equatoriais são expostos a radiação solar relativamente uniforme durante todo o ano . O diferencial de aquecimento entre os pólos e os trópicos é mais pronunciado em qualquer hemisfério está enfrentando o inverno. Assim, os sistemas de pressão alta e baixa fortes não se desenvolvem normalmente mais altas latitudes durante o verão. Por outro lado, altos e baixos muito fortes - como a alta Siberian e Aleutas baixa - desenvolver regularmente sobre latitudes altas durante os meses de inverno. Por isso, porque as temperaturas mais acentuadas e, portanto, gradientes de pressão ocorrem durante o inverno , assim como os mais fortes ventos de nível superior.
Onde os ventos são mais rápidos
Esta variabilidade sazonal de ventos é mais notável na estratosfera , a camada da atmosfera que se inicia cerca de 10 quilômetros ( 6 milhas) acima da superfície da Terra e alcança para cima, para 50 quilômetros ( 31 milhas) . Aqui, a velocidade do vento pode ser de até 160 quilômetros por hora (100 milhas por hora) mais rápido no inverno do que no verão. Além disso, os fortes ventos superiores tendem a ocorrer em cerca de 60 graus de latitude e estender-se até 20 graus norte e sul .