O- estrelas de classe são enormes e muito luminoso. Eles aparecem em azul , porque eles irradiam nos comprimentos de onda ultravioleta e curtos de luz visível. Apesar de serem grandes, em mais de 10 vezes a massa do Sol , eles não são tão grandes como as supergigantes vermelhas , como Betelgeuse . Nem são as estrelas mais quentes , como esta distinção vai para anãs brancas e estrelas Wolf-Rayet . Estrelas de classe O têm uma característica distintiva , e que é o seu estatuto como as únicas estrelas da sequência principal de conter hélio ionizado em seu espectro . Embora o hidrogênio eo hélio são as suas principais componentes , essas estrelas queimar quente o suficiente para produzir íons de hélio. Existem apenas 17 conhecidas estrelas de classe S.
Teorias /especulação
Os astrônomos determinaram que a classificação espectral de estrelas tem muito a ver com se eles serão capaz de suportar um sistema de energia solar , em particular um planeta capaz de manter a vida . Estrelas de classe O são tão quentes que eles produzem o que é conhecido como um efeito photoevaporation . Quando uma grande classe O ou classe B estrela queima hidrogênio e hélio , ele lança radiação em todo o disco protoplanetário , que dispersa a atmosfera de todos os planetas próximos . Sem uma atmosfera , não pode haver vida.
Cronograma
O- estrelas de classe viver uma vida curta. Devido à sua massa elevada, eles convertem hidrogênio em hélio depois de apenas alguns milhões de anos. Após este tempo , eles saem da sequência principal e expandir em tamanho , por tanto como 100 vezes . Eles tornam-se supergigantes vermelhas e continuar a queimar hélio até que também foi utilizado. O núcleo começa a contrair-se, mas devido à temperatura elevada , continua a fundir elementos mais pesados em conjunto para utilização como combustível . Eventualmente , a estrela funde elementos em ferro, que não libera energia, mas exige mais energia para manter o processo em andamento . Devido a isso , o ferro se acumula no centro da estrela , até o núcleo já não pode suportar o seu próprio peso, e entra em colapso , causando uma supernova Tipo I , ou, em alguns casos , um hipernovas . Essas enormes explosões irá formar um buraco negro central que suga todo o material nas proximidades. Apenas fora da influência do buraco negro, se forma um berçário estelar e novas estrelas nascem .
Equívocos
Pensa-se frequentemente que as estrelas de O- classe representam um determinado estágio na evolução das estrelas. Embora seja verdade que a maioria das estrelas de seguir a seqüência principal durante toda sua vida , passando de mais quente para estrelas mais frias como eles queimam hidrogênio , nem todas as estrelas começam no fim quente da escala espectral , e muitos não seguem a seqüência principal em tudo. Se uma estrela segue a seqüência principal depende de sua massa inicial e luminosidade. Como maciça e brilhante como elas são, estrelas de classe O sair da seqüência principal relativamente cedo e tornam-se supergigantes , que estão localizados acima e à direita da sequência principal .
Geografia
O- estrelas do tipo são freqüentemente encontrados em grupos , chamados de " associações OB. " Duas das mais conhecidas estrelas de classe O são localizado na constelação de Orion. O sistema de tripla estrela Zeta Orionis ( Alnitak ) ea estrela múltipla Delta Orionis ( Mintaka ) são duas das três estrelas que formam o cinturão de Orion. Outra estrela de classe O conhecido está localizado na constelação de Puppis . Zeta Puppis , também conhecido como Naos , é a estrela mais brilhante da constelação , ea única estrela de classe S. Foi estabelecido que esta estrela não é nativa desta constelação , mas é uma estrela fugitiva que viajou mais de 400 anos-luz desde o seu nascimento , o que explica a sua designação só.
Considerações
Como os astrônomos continuam a estudar estrelas de classe o, eles acham que , mesmo em uma pequena família de estrelas tal, existem grandes variações, e mais maneiras de classificá-los . Wolf- Reyat estrelas são a mesma temperatura que outras estrelas de classe O, mas não pode ser classificada como tal , porque eles têm muito diferentes linhas de emissão do que as outras estrelas do tipo O. Da mesma forma, raras estrelas conhecidas como variáveis Luminoso Azul variar em brilho e massa , e pode ficar em cima do limite entre o O e classes espectrais B , tornando-se difícil para os astrônomos defini-los como um ou outro .