A fonte galáctica é uma fonte de gases quentes que são expelidos através de uma galáxia. Estes gases vêm de uma supernova na galáxia e são armazenados em uma bolha galáctico, ou chaminé, até que eles são forçados para fora. Uma fonte galáctica é, portanto, causada por uma série de supernovas .
História
Em 1976, Paul Shapiro e George Campo proposto pela primeira vez o modelo da fonte galáctica. Joel N. Bregman detalhada e expandiu -lo em 1980 Shapiro continuou a trabalhar no modelo e publicou um trabalho junto com Robert A. Benjamin em 1991 Em 1993 , as imagens tiradas pelo satélite Rosat alemão foram capazes de confirmar muitas das teorias postas adiante por estes cientistas .
Importância
a teoria galáctico fonte é uma explicação para a existência de um halo galáctico. O halo é a área esférica que se estende para além da parte física de uma galáxia . É mais visível em galáxias espirais , onde a forma do halo contrasta a forma plana da galáxia. O halo é o resultado de uma série complexa de reacções numa galáxias . O disco galáctico , ou o plano em que se senta um Galaxy , é interrompida por bolhas ou chaminés que contêm gases quentes . Esses gases são o subproduto de explosões de supernovas em toda a galáxia . Quando os gases se acumulam, eles são expelidos através da chaminé , criando uma fonte galáctica de gases . O resultado dessas fontes galácticas é o halo galáctico.
Teorias /especulação
Teoriza-se que fontes galácticas podem ser responsáveis por tempestades galácticos. Muitos astrônomos concordam que estas tempestades gigantes são o terreno fértil para novas estrelas . A maioria acredita que apenas os maiores galáxias têm potencial para desta forma de criação de estrelas, uma vez que exigiria cerca de 40 supernovas em uma pequena área mais de 10 milhões anos para que a força seja grande o suficiente para desencadear uma tempestade galáctica. Se essa teoria é verdadeira , estrelado por atuar como uma espécie de adubo para suas galáxias . Sua morte se torna o alimento para o crescimento futuro.
Identificação
A teoria das fontes galácticas se tornou mais sólida desde a capacidade de tomar imagens de raios -X detalhadas de planetas distantes se tornou possível . Em 1993 , as imagens de NGC 891, uma cabeça -na galáxia de disco cerca de 30 milhões de anos-luz da Terra, foram os primeiros a mostrar evidências de tempestades galácticos e fontes. As bolhas quentes dentro da galáxia eram evidentes , assim como as áreas mais frias que o rodeiam.