O Sol é uma estrela que fornece energia através da fusão de hidrogênio em hélio . Ele é o objeto de maior massa no sistema solar, que contém 99,8 por cento da massa total do sistema solar. O Sol tem um campo magnético que se estende além de Plutão , causando interferência de rádio e contribuindo para tempestades magnéticas nos planetas . As camadas exteriores do Sol apresentam rotação diferencial , o que significa que os pólos do equador e rodar a velocidades diferentes . A rotação diferencial provoca manchas e erupções solares no Sol
Leis de Kepler do Movimento Planetário
Kepler, após observações planetárias cuidadosas , desenvolveu três leis do movimento planetário . A primeira lei diz que a órbita de cada planeta é uma elipse , com o Sol em um dos focos da elipse. Uma elipse é oval e os focos são os pontos dentro da oval . Quanto mais os focos estão um do outro , mais elíptica da órbita . A segunda lei de Kepler afirma que cada planeta varre áreas iguais da elipse em tempos iguais . Em outras palavras, quando um planeta está em periélio , move-se uma mais em sua órbita do que no afélio . A terceira lei de movimento planetário indica que a relação dos quadrados de um período revolucionário para dois planetas é igual à razão entre os cubos de seu semi-eixo maior . Esta lei implica que a quantidade de tempo que leva para um planeta a orbitar o Sol aumenta rapidamente com o raio do planeta a partir do Sol
planetas internos
os planetas internos também são conhecidos como os planetas terrestres , como eles são feitos principalmente de rock. Mercúrio, Vênus , Terra e Marte são todos os planetas terrestres . Mercúrio é repleta de crateras e tem uma órbita altamente excêntrica . Ela não tem uma atmosfera significativa , porque o calor de sua proximidade com o Sol fervida quaisquer gases que compõem uma atmosfera. Vênus é quase do mesmo tamanho que a Terra. Sua atmosfera é composta de dióxido de carbono , causando um efeito estufa no planeta. A temperatura em Vênus é quente o suficiente para derreter chumbo . A Terra é o único planeta com água líquida, o que é essencial para a vida como a conhecemos. A capacidade de calor dos oceanos mantém a temperatura relativamente estável e, portanto, faz com que os oceanos habitável. Marte tem uma órbita extremamente elíptica . Padrões aluviais e canais indicam que uma vez fluido fluiu sobre a superfície de Marte. O planeta Olympus Mons é o maior vulcão do sistema solar.
Outer Planets
Os planetas exteriores também são conhecidos como os de Júpiter , ou gigante gasoso , planetas. Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são os gigantes de gás . Júpiter é o maior planeta do sistema solar, e ele irradia mais energia do que recebe do Sol A Grande Mancha Vermelha é uma tempestade gigante que tem sido observado por mais de 300 anos. Saturno é conhecido por seus anéis , que são 250 mil quilômetros de diâmetro , mas menos de um quilômetro de espessura. Saturn tem uma densidade inferior à da água . Urano gira sobre o seu lado e tem um campo magnético inclinado 60 graus em relação ao seu eixo de rotação . Netuno foi encontrado na década de 1920 , devido a uma oscilação na órbita de Urano. É, também , tem uma fonte interna de calor .
Plutão
o status de Plutão como um planeta tem sido altamente controversa. Em 2006 , foi rebaixado para planeta anão . Enquanto ele se encaixa na definição de planeta em sua órbita e forma, Plutão não limpou a sua área de outros objetos, tecnicamente tornando-se um planeta anão . Então, tecnicamente , existem apenas oito planetas reais em nosso sistema solar , e não nove , como se pensava anteriormente.