Estrelas nascem em grandes galácticos " viveiros " chamados nebulosas , uma palavra latina que significa nuvem. As nebulosas são nuvens densas de gás e poeira que podem dar origem a centenas de estrelas . Em algumas regiões de uma nebulosa de gás e poeira vai se reunir como aglomerados . Uma nova estrela surge quando um desses aglomerados acumula tanta massa que entra em colapso sob a força de sua própria gravidade. O aumento da densidade da nuvem de condensação faz com que a temperatura aumente significativamente . Eventualmente , a temperatura torna-se tão grande que a fusão nuclear ocorre , formando um " bebê " estrela chamada uma proto-estrela .
Sequência Principal Estrelas
massa suficiente Uma vez que uma protoestrela reuniu das vizinhas de gás e nuvens de poeira , ela se torna uma estrela da sequência principal . Principais estrelas da sequência fundir átomos de hidrogênio em conjunto para criar hélio em um processo conhecido como fusão nuclear. As estrelas podem existir nesta fase há bilhões de anos . O nosso Sol está atualmente em sua fase de seqüência principal .
luminosidade de uma estrela depende muito de sua massa . Quanto maior a massa uma estrela da seqüência principal , mais luminosidade vai expor . A cor de uma estrela da seqüência principal é uma indicação da temperatura da estrela. Estrelas mais quentes aparecerão estrelas azuis ou brancas e frias aparecem em vermelho ou laranja. A massa de uma estrela também vai influenciar a sua vida útil. Quanto mais massa tem uma estrela , mais curta a sua vida útil será.
Red Giants
Depois de queimar por bilhões de anos , uma estrela da seqüência principal acabará esgota o fornecimento de combustível , como a maior parte do seu hidrogénio é convertido em hélio através da fusão nuclear . O excesso de hélio , em seguida, fazer com que a temperatura da estrela a aumentar . Quando isso ocorre , a estrela irá expandir-se para se tornar uma gigante vermelha.
gigantes vermelhas são vermelho brilhante na cor. Eles também são maiores e muito mais brilhantes do que estrelas da sequência principal . Como o núcleo da gigante vermelha continua a entrar em colapso sob a força da gravidade , torna-se densa o suficiente para converter a sua oferta remanescente de hélio em carbono. Isso ocorre em um período de cerca de 100 milhões ano, até que é hora de a estrela morrer. Assim como a massa vai ditar a luminosidade de uma estrela, que também irá determinar a causa da morte de uma estrela.
Anãs brancas
Principais estrelas da sequência que têm massas menores , em última instância tornar anãs brancas . Uma vez que uma gigante vermelha já queimou seu fornecimento de hélio , a estrela perde massa . Seu núcleo remanescente de carbono continuará a resfriar e reduzir a luminosidade ao longo de bilhões de anos até se tornar uma anã branca. Eventualmente , a estrela anã branca deixará de produzir energia completamente e escurecer para se tornar uma anã negra . Estrelas anãs brancas são menores, mais densos e menos luminosa do que as estrelas gigantes vermelhas. A densidade de estrelas anãs brancas é tão grande que uma simples colher de material anã branca pesaria várias toneladas .
Supernovas
Principais estrelas da sequência que têm maior massa são destinados para morrer em explosões dramáticas e violentas chamadas supernovas . Uma vez que estas estrelas queimaram através de fornecimento de hélio , o núcleo de carbono restante é finalmente convertido em ferro. Este núcleo de ferro , em seguida, entrar em colapso sob seu próprio peso até atingir um ponto onde a matéria começa a saltar fora de sua superfície. Quando isso acontece, uma enorme explosão ocorre que irá gerar um flash brilhante de luz que é igual a luminosidade de uma galáxia inteira de estrelas . Durante algumas explosões de supernovas , prótons e elétrons se combinam para formar nêutrons. Este, por sua vez, leva à formação de estrelas extremamente densas chamadas estrelas de nêutrons.