O sol, como a maioria das estrelas do universo , é uma estrela da sequência principal . Ele está em um estado de reação nuclear estável; ou seja , queima de forma constante , com pequenas variações de temperatura e luminosidade . Pense desta etapa como a idade adulta ; é onde uma estrela passa a maior parte de sua vida. Enquanto todas as estrelas chegar a esta fase , o tamanho da estrela é o que determina quanto tempo dura . Nosso Sol é uma estrela anã amarela de tamanho médio que é de cerca de metade do seu ciclo de vida de 10000000000 anos
Betelguese : . Red gigante
Betelgeuse não é apenas uma gigante vermelha , mas uma supergigante , na constelação de Orion , a cerca de 430 anos -luz de nosso sistema solar. Embora maior e mais brilhante do que o sol , mesmo em sua seqüência principal , Betelgeuse é o futuro da nossa estrela . Seu núcleo começou a se contrair e sua camada externa tem se expandido , resfriando a estrela e dando-lhe a sua cor vermelha . Em junho de 2009 , pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley anunciou que Betelgeuse tem vindo a diminuir desde 1994 , embora eles ainda não sabem o porquê. Edward Wishnow , físico de pesquisa na UC Berkley, diz: " ... ainda há muitas coisas que não sabemos sobre as estrelas , incluindo o que acontece como gigantes vermelhas perto das extremidades de suas vidas. "
Helix neula : Nebulosa planetária
a estrela gigante vermelha , eventualmente, joga fora de suas camadas exteriores em uma nuvem brilhante de plasma e gás , expondo seu núcleo em colapso e formar uma nebulosa planetária iluminada por radiação ultravioleta do núcleo . A nebulosa Helix colorido, na constelação do Aquário , é o mais próximo ao nosso sistema solar, cerca de 650 anos-luz de distância. Do nosso ponto de vista, a hélice é redonda porque estamos vendo uma extremidade de um radiante trilhões de milhas de comprimento do túnel de gás. Ao contrário de uma nebulosa difusa , em que as estrelas nascem , a nebulosa planetária é uma mortalha vibrante
A Pup : . Anão branco
Quando mortalha da estrela se dissipou , apenas o núcleo permanece - uma anã branca. A estrela mais brilhante em nosso céu noturno, Sirius A, ou a Estrela do Cão , tem uma companheira anã branca : Sirius B , apelidado de " o filhote de cachorro . " A anã branca é o último estágio do ciclo de vida de uma estrela de tamanho médio como o sol. O filhote de cachorro é agora apenas cerca de 92 por cento do tamanho da Terra, mas sua massa é igual a do sol. Porque o brilho de uma estrela depende da sua massa , os flares Pup brilhantes embora seja na agonia da morte.
Preto Anão
Quando o cachorrinho finalmente esfria fora , talvez bilhões de anos a partir de agora , deixará de brilhar e se tornará uma anã negra . Pensa-se para levar um trilhão de anos para uma estrela para chegar a esta fase . No entanto, porque o nosso universo é apenas 13,7 bilhões de anos, a existência de anãs negras permanece hipotética .