A área do prato e da eficiência da antena tem uma relação direta com a sensibilidade do telescópio ; que é a sua capacidade de utilizar eficazmente os sinais de rádio fracos. O prato é geralmente muito grande porque a maioria das fontes de rádio cósmicas produzir sinais fracos e necessitam de alta sensibilidade. O telescópio refletor de rádio , o tipo mais comum de rádio telescópio , pega o sinal de entrada de uma antena parabólica e concentra -lo na antena. A antena concentra as ondas e as passa para o receptor.
Receiver
Só os receptores de rádio mais sensíveis são usados em telescópios de rádio , e, assim como um rádio de carro , recebem apenas o comprimento de onda a que estão ligados. Como uma indicação da sua sensibilidade , os receptores são mantidos em temperaturas muito baixas ( -250 a -290 graus C), de modo que o ruído térmico gerado pelo " o movimento dos átomos do metal" serão mantidos a um mínimo, de acordo com a Austrália Telescope Extensão e Educação. O receptor amplifica as ondas e os converte em sinais elétricos que são transportadas por condutores para o decodificador .
Detector
Deixando o receptor, o sinal do telescópio é representado por uma tensão . Para utilizar o sinal para produzir imagens , você precisa medir a densidade de potência ou a quantidade de energia na onda . O detector faz essa conversão.
Recorder /Analisador
computadores podem gerar imagens marcantes de entrada radiotelescópio .
O gravador é geralmente um dispositivo de armazenamento externo conectado a um computador que pode ser usado para analisar os dados . Depois de analisados , o computador pode construir imagens cujo nível de detalhe é restrito somente pela quantidade de dados coletados. Computadores , por vezes, são usados para combinar a entrada de freqüência de rádio com entrada óptica e infravermelha para fazer compostos que têm se mostrado muito útil para os astrônomos e cosmólogos .