O espaço não é vazio em tudo : ela está cheia de gás e poeira. Esta mistura de gás e pó é conhecido como o " meio interestelar ", este é composto por 99 por cento de gás e um por cento do pó. A maior parte deste gás é hidrogénio , e a maior parte do resto é hélio . No entanto, alguns compostos orgânicos , incluindo os hidrocarbonetos de cadeia longa, também estão presentes no espaço . Em algumas partes do espaço, nuvens de poeira e gás formulário . Algumas destas nuvens , como a Nebulosa de Orion, são visíveis a partir da Terra , mesmo através de um pequeno telescópio quintal.
A nebulosa Estrela
As nuvens de gás interestelar são vagamente realizada juntos por gravidade . Essas nuvens são chamadas de estrela nebulosa, e eles podem permanecer em repouso por milhares de anos. Eventualmente , o movimento de uma estrela de passagem pode agitar-se a mistura de poeira e gás , fazendo com que uma parte do material para se mover perto em conjunto . Porque nebulosas estrelas são o berço de estrelas , eles também são freqüentemente chamados berçários estelares .
Protoestrela
A força gravitacional faz com que a nebulosa estrela para começar a entrar em colapso sobre si mesmo. Enquanto a poeira e gás se reúnem , eles começam a aquecer. Eventualmente , a questão torna-se tão denso e quente que forma um proto . Proto-estrelas não são muito estáveis e não podem continuar a ser verdadeiras estrelas . Se o gás dentro da protoestrela não esquentar o suficiente , não vai atingir a fusão nuclear ea protstar então se torna uma anã marrom .
A vida de uma estrela
Se os contratos de proto-estrela suficiente e torna-se quente o suficiente para que ele seja bem sucedido em sua fusão de hidrogênio em hélio , torna-se o que é chamado de " estrela da sequência principal. " A estrela crescido inteiramente gasta todo o seu tempo de vida, que pode ser executado a bilhões de anos, a fusão de hidrogênio . Como ele queima deste combustível , ele continua a contrair -se lentamente , o que faz com que ele aqueça. Quando a roda de estrela de hidrogénio é , no final do seu ciclo de vida . As estrelas massivas podem começar a fundir seu hélio e criar outros elementos , como carbono e ferro, como subprodutos .
Nebulosa planetária
As estrelas chegar ao fim do seu ciclo de vida , alguns dos mais massivos vai cair sobre si mesmas e explodem , produzindo novae ou supernovas . Essas explosões liberam imensas quantidades de energia , e por algumas semanas uma supernova pode ser mais brilhante do que uma galáxia inteira . Supernovas também produzem uma vasta gama de elementos e de partículas subatómicas , todas as quais são lançadas para o exterior na tremenda explosão . Esses elementos passam a se tornar matéria interestelar - poeira e gás - e acabará por se tornar estrela nebulosas e iniciar o ciclo de vida de estrela de novo
.