NASA comparou o vento solar a uma " brisa de cada dia" na Terra. Eles consistem de emissão regular de íons e elétrons (ou plasma ) da coroa solar .
Ejeção de massa coronal
Em contraste, uma CME é mais parecido com uma energia solar furacão : uma grande tempestade de plasma viajando até cinco bilião milhas por hora. CMEs , que descontroladamente perturbam os ventos solares, são mais freqüentes quando a atividade das manchas solares é alta.
Magnetosfera
campo magnético da Terra impede a visão dos ventos solares para que o planeta está perenemente exposto. Partículas viajam ao redor do planeta , em vez de penetrar através da atmosfera e atingir a superfície .
Auroras
ventos solares e CMEs podem criar auroras , às vezes chamado de "Northern Lights" em Hemisfério Norte, quando sua energia colide com ionosfera e magnetosfera da Terra . Como NASA explica: " Embora esses monitores são inofensivos, eles indicam que a atmosfera e ionosfera superior da Terra estão em turbulência . "
Tempestade geomagnética Efeitos
O impacto de uma CME na Terra depende da dimensão da tempestade , velocidade e do ângulo com que ela atinge . Ejeções substanciais podem interromper a comunicação e sistemas elétricos e pode deformar Geographic Position System (GPS) utilidade.