A função mais importante de qualquer telescópio é coletar e concentrar-se alguma forma de radiação. Esta radiação pode ser , ondas de rádio , raios- X de luz ou de outras formas de energia. Esta energia coletada é focado em um aparelho de visualização. O aparelho de visualização pode ser o olho humano , no caso de um telescópio óptica padrão , ou um mecanismo de visualização auxiliado por computador . Este último é frequentemente utilizado quando se vêem energia diferente da luz visível.
Observação não- óptico
Telescópios permitir a energia irreconhecível pelo olho humano a ser observado. Telescópios de rádio , por exemplo, permitir a observação de ondas de rádio dentro do cosmos . Este tipo de telescópio é responsável pela descoberta de muitos dos mais objetos celestes de alta energia no cosmos , como quasares, pulsares e supernovas . Telescópios projetados para coletar a energia não- óptica permitem mapear planetas que não são observáveis diretamente , devido à cobertura de nuvens , como Vênus.
Observação óptica
telescópios ópticos padrão são usados principalmente para ver objetos astronomicamente próximos, como os planetas solares. Eles também são usados na navegação para determinar a distância e direção de objetos distantes. Telescópios orbitais , como o Telescópio Espacial Hubble , permitem aos astrônomos observar objetos celestes com pouca interferência da atmosfera da Terra. Isso permite imagens muito maior resolução a ser obtidos de corpos celestes e os espaços entre eles .
Procure Vida Extraterrestre
Telescópios permitem a monitoração de energia, não só como imagens, mas também as emissões como estruturadas. Estas emissões de energia são analisados pelos cientistas na busca de vida fora da Terra . O maior radiotelescópio na Terra, localizado em Arecibo , Porto Rico, é utilizado por pesquisadores da Universidade de Berkeley para estudar as transmissões de rádio vindas do espaço , na tentativa de localizar padrões inteligentes indicativos de transmissões de rádio intencionais de outra espécie .
espectroscopia
telescópios permitem aos cientistas identificar objetos normalmente não observáveis em grandes distâncias e determinar suas características, tais como velocidade , composição química e tamanho aproximado . Toda a matéria absorve , emite e transmite radiação electromagnética , quando exposto a ela . O reflexo dessa radiação para a Terra a partir de distâncias astronômicas são recolhidos com um telescópio e passa por um prisma de espalhar a radiação no que é conhecido como um espectro . A partir deste espectro , os cientistas podem determinar a composição química do material a ser observado , uma vez todo o material absorve e reflecte apenas tipos específicos de a radiação que entra em contacto com . Além disso, a mudança de vermelho ou azul desse espectro pode ser usado com cálculos Doppler para determinar o movimento e rotação do objeto.