O nome " Sirius " vem da palavra grega " Seirios ", que significa " ardente " ou " escaldante ", que é um comentário sobre o seu brilho em comparação com outras estrelas. Seu apelido de "Estrela do cão " é baseado em sua constelação , Canis Major, em latim & quot; o maior cão & quot . ; Esta constelação representa o maior cão de Orion o caçador da mitologia grega. Canis Minor é uma constelação separada, o que representa a segunda cão de Orion.
Sistema Binário
O que é visto a partir da Terra como uma estrela é, na verdade um sistema binário , com dois brancos estrelas orbitando -se tanto que eles não podem ser distinguidas uma da outra pelo olho nu . Quanto maior é conhecido como Sirius A, ou simplesmente Sirius , enquanto o menor é designado como Sirius B. Embora ao mesmo tempo que foi o maior dos dois , Sirius B é agora uma anã branca e é por vezes referido pelo apelido de " a Filhote de cachorro . "
Visibilidade e luminosidade
de todas as estrelas no céu noturno , Sirius é de longe o mais brilhante . Os únicos objetos que aparecerão mais brilhantes são os planetas em nosso sistema solar : Vênus, Júpiter , Mercúrio e Marte . O brilho da estrela é atribuído à sua luminosidade - 26 vezes mais do que o sol, de acordo com o professor de astronomia Jim Kaler - eo fato de sua distância relativamente próxima à Terra de 8,6 anos-luz. Sirius pode ser visto até mesmo durante o dia , em condições adequadas .
Referências históricas
Sirius tem sido observado , adorado e usado para a navegação por culturas desde os tempos antigos . Os egípcios , por exemplo, percebeu que o aparecimento de Sirius no céu oriental coincidiu com a aproximação da estação das cheias do Nilo. Esta mesma época do ano tem sido chamado de " dias de cão " de verão , um termo que pode ser rastreada até os gregos antigos . Há referências históricas a Sirius , em muitas culturas , e que muitas vezes se referem a cães.
Referências culturais .
importância de Sirius pode ser visto nas inúmeras vezes que tem sido referido na cultura ao longo dos séculos . O nome é usado muitas vezes em música e literatura , e seu uso é especialmente comum na ficção científica. Sirius , a empresa de rádio via satélite , ao mudar seu nome orgulhosamente anunciou que estava a ser chamado " após a estrela mais brilhante no céu noturno . " Desde Homero " A Ilíada " (que menciona -o como um presságio do mal) , no século VIII aC, a Sirius Black (que pode se transformar em um cão ) na série "Harry Potter" , o nome de Sirius pode ser encontrado novamente e novamente.