As galáxias são discos de estrelas que normalmente levam uma forma elíptica ou espiral. No entanto, quando uma galáxia não tem estrutura identificável , é uma galáxia lenticular . A maioria é redonda como galáxias espirais , mas não possuem braços espirais , de acordo com Sloan Digital Sky Survey . Como as galáxias elípticas , eles tendem a ter protuberâncias centrais brilhantes.
Formação
O astrofísico David Palmer , escrevendo para Goddard Space Flight Center da NASA, explica que a falta de gás interestelar dá galáxias lenticulares sua forma incomum. Gás interestelar é o que forma novas estrelas , que compõem os braços de galáxias espirais . Galáxias lenticulares , que não têm braços ou novas estrelas , pode ter experimentado colisões com outras galáxias que os deixou sem esse gás de formação de estrelas .
Composição
galáxias lenticulares são compostas por estrelas velhas . A Messier Catálogo on-line de objectos do céu profundo afirma que a falta de novas estrelas significa velhas estrelas em galáxias lenticulares têm tempo para estabelecer-se em posição com o mesmo espaçamento . Isto dá-lhes a sua forma sutil , redondo .
Considerações
galáxias lenticulares são muitas vezes confundidos com as galáxias elípticas , devido às suas formas semelhantes . Como as galáxias lenticulares , galáxias elípticas têm pouca gás interestelar , algumas novas estrelas , e sem braços espirais . No entanto , as galáxias lenticulares são realmente um estágio intermediário entre galáxias espirais e galáxias elípticas , de acordo com Richard Gelderman , um membro do corpo docente do departamento de física e astronomia da Universidade de Western Kentucky .
Exemplos
Vários famosos galáxias lenticulares. Um exemplo é uma galáxia brilhante no aglomerado de Virgem chamada Messier 84 , que Charles Messier descobriu em 1781 Outra é MCG- 6-30-15 , que parece simples a partir de uma distância de 130 anos-luz , mas , na verdade, contém girando buracos negros , de acordo Descobrir Magazine.