As galáxias espirais são caracterizados por um disco grande e plana feita de estrelas e matéria interestelar , com estrelas jovens dispostas em braços ou bares irradiando para fora em um padrão espiral , e por um elipsóide em forma bojo acima e abaixo do disco constituído por estrelas mais velhas . As estrelas mais velhas no bojo são muitas vezes parte de aglomerados globulares , milhares de estrelas unidas pela gravidade. A Via Láctea é uma galáxia espiral contendo 200000000000-400.000.000.000 estrelas
De acordo com a " tipos de galáxias " artigo no site da Astronomia Notas de Nick Strobel , galáxias espirais são distinguidos por quatro traços específicos : . Ordenou ao invés de aleatório movimento de rotação , material interestelar entre as estrelas, nova formação de estrelas no disco e, finalmente, sua forma espiral .
galáxias lenticulares são um tipo especial de galáxia espiral . Eles caracterizam-se por um disco liso sem qualquer estrutura em espiral . Esta suavidade é devido à falta de uma nova produção de estrela devido ao esgotamento do material interestelar utilizado para produzi-los . Há também várias subclasses de galáxias espirais , os subtipos a até d , que são baseados em sua geometria.
Elíptico
As galáxias elípticas são na forma de uma elipse, uma espécie de círculo alongado. Eles têm muito pouco movimento rotacional , como um todo , e embora as estrelas individuais giram em torno dos centros ou órbita destas galáxias , a soma da sua estatística de momento angular é normalmente perto de zero . Eles têm matéria interestelar pouco ou nenhum e são muito parecidas com a protuberância de uma galáxia espiral com o disco plano removido.
Irregular
Os bilhões de galáxias em nosso universo têm três formas básicas.
As galáxias irregulares são caracterizados pela sua falta de estrutura definida , provavelmente devido a distorções por forças gravitacionais . Eles são geralmente pequenas galáxias . De acordo com Strobel , galáxias anãs irregulares estão entre as galáxias mais comuns no universo . ( Anões são galáxias compostas de alguns bilhões de estrelas . ) As galáxias irregulares podem ou não estar produzindo ativamente novas estrelas .