O planeta mais parecido com a Terra é Vênus. Os dois planetas são bastante parecidos que eles são muitas vezes referidos como planetas irmãos , mas existem algumas diferenças significativas que afetam o clima em Vênus . Vênus é consideravelmente mais perto do Sol do que a Terra é , o que significa que é muito mais quente , com temperatura média de superfície de cerca de 462 graus C. Vênus também gira muito mais lentamente sobre o seu eixo , fazendo uma rotação a cada 243 dias terrestres . Isso resulta em um campo magnético extremamente fraca . A atmosfera é de aproximadamente 96 por cento de dióxido de carbono e a superfície é coberta por uma camada espessa de nuvens de ácido sulfúrico . Ventos no movimento da superfície em um ritmo lento de apenas alguns quilômetros por hora, enquanto ventos na parte mais alta da atmosfera podem viajar mais de 200 mph , segundo a BBC Weather .
Mars
Marte, o planeta vermelho, tem cientistas longo intrigado e astrônomos comuns por causa de sua proximidade com a Terra e sua suposta rede de canais , que pareciam indicar uma civilização interplanetária. Exploração do século XX não revelou qualquer indício de vida no planeta , mas Marte não exibe muitas das mesmas características climáticas da Terra. Segundo a NASA, Marte possui calotas polares de gelo , cânions , vulcões e outros acidentes geográficos que afetam os sistemas climáticos do planeta , eo planeta experimenta estações definidas. A atmosfera é composta principalmente por dióxido de carbono , mas é demasiado fina para reter a energia térmica do sol. Segundo a NASA a temperatura à noite pode mergulhar até 200 graus abaixo de zero F, e as temperaturas diurnas durante o verão pode chegar a até 80 graus. Marte é um planeta deserto e está sujeita a tempestades de poeira que podem cobrir todo o planeta e durar várias semanas.
Júpiter
Júpiter é o maior planeta no sistema solar. Ele tem um poderoso campo magnético e uma infinidade de luas estão presas em sua atração gravitacional . Júpiter é um gigante de gás , portanto, não tem massa de terra sólida. O evento climático mais importante no planeta é a Grande Mancha Vermelha , que foi descoberto em 1600. O local é uma tempestade gigante que é três vezes maior que a área da superfície da Terra . A tempestade é um anti- ciclone, uma tempestade de alta pressão que gira anti-horário , gerando ventos de mais de 250 mph . A tempestade já dura mais de 300 anos e não mostra sinais de diminuir a qualquer momento no futuro próximo.