A superfície de Marte é predominantemente vermelho. Existem manchas brancas nos pólos , semelhante às regiões polares da Terra . Dióxido de carbono congelado e (possivelmente ) de água congelada são responsáveis pelo branco nas regiões polares marcianas .
Geografia
vulcânica e crateras de impacto marcam a superfície. A Olympus Mons é um vulcão gigante formado por fluxos de lava repetidas. Como Marte não tem significativo movimento das placas tectônicas , um ponto quente subterrânea irá emitir lava no mesmo local , a criação de gigantes montanhas isoladas sobre a superfície.
História
no passado, Marte quase certamente teve água líquida. Esta é inferida a partir de depósitos de gelo de água subterrâneos e características de superfície que parecem que só poderiam ter sido formadas pela ação erosiva dos rios e oceanos. Marte tem uma atmosfera e ventos substanciais que alteram a superfície do planeta , assim como a erosão faz na Terra. O fato de que as características esculpidas pela água ainda são visíveis indica que a água líquida estava presente em Marte há relativamente pouco tempo .