Em 1610 , Galileu publicou " O Mensageiro das Estrelas ", que incluiu observações de montanhas e vales na lua. Idéias aristotélicas na época afirmou que os corpos celestes eram , corpos esféricos lisos. As semelhanças entre características sobre a Terra ea Lua também contribuiria para a crença de Galileu de que o mesmo tipo de matéria e movimento natural existiu no céu como na Terra.
Luas de Júpiter
Também publicado em "O Mensageiro das Estrelas ", foram as observações de Galileu das luas que orbitam o planeta Júpiter . Galileu usou estas luas para suportar o modelo de Copérnico heliocêntrica ( centrada no sol ) sobre o geocêntrico (modelo centrado na Terra ) ptolomaico . Estas luas estabelecido que nem todos os corpos celestes em órbita da Terra e que a Lua orbita a Terra não era o único .
Fases de Vênus
"Cartas sobre a as manchas solares ", publicado em 1612, inclui observações sobre o planeta Vênus . Vênus, que tinha observado , passou por fases. Galileo argumentou que essas fases resultou de Vênus órbita mais próximo ao redor do Sol do que a Terra , fornecendo mais evidências para o modelo heliocêntrico .