Em 1992, os astrônomos de rádio Alexander Wolszczan e Dale Frail , tendo utilizado o radiotelescópio gigante em Arecibo , Porto Rico, anunciou a descoberta de dois planetas rochosos orbitando um pulsar distante com o espetacular nome do PSR 1257 , na constelação de Virgem. Embora comparativa em tamanho à Terra e da Lua, esses planetas são destruídas com a radiação de sua estrela morta. Anteriormente, em 1988, uma equipe de astrônomos anunciou a existência de um planeta em torno de gama Cephei , mas sua existência não seria confirmado até 2002.
Exoplanet Métodos de descoberta
Vários métodos são empregados para detectar exoplanetas , incluindo a velocidade radial , método de trânsito e medição astrometric . Mais de 300 planetas foram descobertos por velocidade radial , que mede mudanças na velocidade de uma estrela como a estrela eo planeta órbita de um centro comum . À medida que o planeta se move um pouco mais perto e mais longe de observadores na Terra, os comprimentos de onda de luz da mudança da estrela. Planetas que orbitam grandes perto de sua estrela causar maiores alterações a velocidade da estrela e uma mudança correspondente nos comprimentos de onda de luz. O método de trânsito mede o escurecimento sutil na luz de uma estrela como um planeta se move na frente da estrela. Medição Astrometric detecta o ligeiro movimento de vai- e-vem de uma estrela devido à órbita de um planeta e em torno da estrela .
Exoplanets semelhantes à Terra
a descoberta de exoplanetas levou a uma busca por mundos semelhantes à Terra , capazes de suportar a vida como a conhecemos . Infelizmente , a maioria dos cerca de 500 planetas descobertos são planetas semelhantes a Júpiter em massa , muitos dos quais estão orbitando muito perto de sua estrela. No entanto, em 2001, um planeta que orbita a estrela HD 28185 foi encontrado orbitando sua estrela a uma distância comparável à distância da Terra a partir do sol. Ao contrário da Terra , este planeta é mais de cinco vezes a massa de Júpiter . Em 2010, dois planetas adicionais foram descobertos orbitando a estrela Gliese 581 , perto da constelação de Libra , elevando o total conhecido para esta estrela de seis. De particular interesse é um desses planetas , Gliese 581g , que aparece rochoso e órbitas na "região habitável" de sua estrela.