A constelação da Ursa Maior , ou "Big Bear ", contém um asterismo - um agrupamento especial de estrelas que não é uma constelação - o chamado Big Dipper ou o Plough . Esta formação de estrelas é composto de estrelas em cada canto de uma caixa ligada a um cabo longo que consiste de estrelas adicionais que se assemelham a uma colher grande ou arado. Seguindo uma linha imaginária a partir das duas estrelas que formam a borda externa da caixa , com o nome Dubhe e Merak , leva a uma estrela fraca chamado Polaris , ou a Estrela do Norte , localizada na Ursa Menor.
Ursa Menor
Ursa Menor, ou " Little Bear ", contém o asterismo da Ursa Menor . No final da alça da Ursa Menor detém reside Polaris , ou a Estrela do Norte . Polaris fica perto do Pólo Celeste Norte , o ponto no céu as outras estrelas parecem girar . Deve notar-se que o movimento de todas as noites do céu estrelado é devido à rotação da Terra e não as próprias estrelas . Polaris tem sido usado desde a antiguidade para localizar a direção do norte no céu noturno em todo o hemisfério norte.
Cassiopeia
Enquanto a Ursa Maior pode ser usado como um asterismo de apuramento para o norte, no lado oposto da Polaris está a constelação de Cassiopéia , com outro asterismo de apuramento ao norte chamado Lazy W. The Lazy W recebe o nome de cinco estrelas dentro da constelação que aparecem para formar os pontos de um desleixado letra W ( ou M , dependendo da orientação ) . Um observador pode usar o ponto médio da W para desenhar uma linha imaginária até as proximidades de Polaris .
Orion
Talvez uma das constelações mais conhecidas do norte hemisfério é a constelação de Orion , associada à imagem de um caçador. Três estrelas relativamente brilhantes formam o cinturão de Orion e pode ser usado para Orion orientar e localizar facilmente duas das estrelas mais brilhantes no céu , Betelgeuse no ombro de Orion e Rigel em joelho de Orion. Abaixo estrelas mentira cinturão de Órion comumente associados com bainha ou a espada de Orion. No entanto, após cuidadosa observação a olho nu , no meio destas estrelas podem parecer confuso e é realmente a grande nebulosa de Orion , uma nuvem de poeira onde as estrelas estão nascendo .
Canis Major
Muitos caçadores são acompanhados por cães de caça , e Orion não é diferente. Ao lado de Orion estão as constelações Major de Canis e Canis Minor . Canis Major, ou " Big Dog ", apresenta Sirius , a estrela mais brilhante no céu depois do nosso sol. Ambas as constelações podem ser encontrados à esquerda do observador de Orion, com Canis Major acima Canis Minor .