cientistas classificam como cometas ou a longo prazo ou de curto período. O nome refere-se ao período de tempo entre as abordagens para o sol. Cometas de longo período parecem ter origem na Nuvem de Oort , uma nuvem de cometas teorizou para cercar o sistema solar quase um ano-luz do sol. Cometas de longo período apresentam órbitas irregulares , que são difíceis de prever. Uma segunda fonte de cometas, o Cinturão de Kuiper , está um pouco além de Netuno . Cometas de curto período aparentemente origem no Cinturão de Kuiper . Cometas de curto período têm órbitas previsíveis , regulares.
Fatores de Risco
cometas atingiram a Terra no passado , mas não com freqüência. A maioria dos cometas são objetos de longo período e só se aproxima da Terra a intervalos de 200 anos ou mais. Os cometas são estima-se que atingiu a Terra no passado, a uma taxa de uma a cada 32 milhões de anos e acredita-se que os cometas representam menos de 10 por cento dos impactos significativos do passado na Terra.
O tamanho do cabeça, ou núcleo , de cometas varia muito . O cometa Hale -Bopp , que se aproximava do sol de 1995 a 1997, tem um diâmetro de núcleo de 25 a 50 milhas. A maioria dos cometas , no entanto, têm um diâmetro de 1 a 2 milhas . NASA estima que um objeto mais de 1/2 milha de diâmetro poderia causar sérios danos se atingisse a Terra .
Efeitos
Segundo Ames de Pesquisas da Nasa center, objetos que variam em tamanho de 1 /2 a 1 milha de diâmetro poderia causar danos locais grave e objetos 1,2 milhas de diâmetro ou maior teria um efeito sério sobre o clima em todo o mundo . Os maiores impactos do passado pode ter causado eventos de extinção em massa. Muitos cientistas acreditam que um impacto de um cometa 65 milhões de anos provocou o desaparecimento dos dinossauros , fazendo com que um global " inverno de impacto. "
Detecção e Proteção
Desde 1998 NASA tem operado a Pesquisa Spaceguard eo programa de objetos Próximos à Terra, os esforços para encontrar grandes objetos no espaço próximo da Terra, calcular suas órbitas e fornecer aviso de impactos futuros . Estes programas específicos não são configurados para rastrear objetos de longo período . No futuro , no entanto , a NASA planeja estender o programa NEO com o cometa /asteróide sistema que daria , pelo menos, um ano de aviso antes que o impacto de um cometa de longo período de Proteger. Quando completamente no lugar o sistema proposto deve incluir maneiras de desviar objetos perigosos antes que eles atinjam a Terra .
A Fundação Spaceguard , uma organização privada com sede na Europa, também trabalha para coordenar os esforços para identificar possíveis riscos de impacto. Além da coordenação , a Fundação trabalha para sensibilizar o público para a questão e promove a cooperação internacional para encontrar maneiras de prevenir impactos.