Um raio de curvatura é o raio de um círculo que passa através dos pontos sobre a superfície de uma lente . As duas lentes de um sistema óptico de telescópio são geralmente convexo . Eles têm duas superfícies, para um dos lados tem um raio positivo de curvatura enquanto o outro lado vai ser curvada na direcção oposta e tem um raio de curvatura negativa . Os quatro raios de curvatura ajuda determinar as características básicas do telescópio.
Efeito do raio de curvatura sobre Distância Focal
A distância focal de uma lente é dada pela fórmula 1 /F = ( n- 1 ) ( 1/C1 - 1/C2 ) onde F é a distância focal da lente , n é o índice de refracção do material da lente , c1 é o raio de curvatura da parte da frente do lente e c2 é o raio de curvatura da parte de trás da lente . Fica claro a partir da fórmula que o aumento do raio de curvatura vai aumentar a distância focal da lente.
Distância Focal e Ampliação
A ampliação de um telescópio é determinado pelos comprimentos focais de duas lentes . Ele é dado pela proporção F1/F2 , onde F1 é a distância focal da lente principal e F2 é a distância focal da lente ocular . Para obter uma grande ampliação de um telescópio , a distância focal da lente principal deve ser grande e a distância focal da lente ocular deve ser pequeno . Os valores típicos para um pequeno telescópio seria uma distância focal de 24 polegadas para a lente principal e 0,5 polegadas para a ocular , dando uma ampliação de 48 vezes .
Raio de curvatura e do telescópio Design by
um telescópio ideal produzirá uma imagem grande , brilhante . Embora sempre haverá outros fatores limitantes , como preocupações de custo e espaço , design óptico básico sugere que uma grande lente com um grande raio de curvatura dando uma longa distância focal é a melhor escolha para a lente principal. Para a ocular , uma lente com um pequeno raio de curvatura dando uma pequena lente focal será a mais eficaz . O raio de curvatura de cada lente é, portanto, um dos parâmetros básicos que determinam o desempenho do telescópio.