. Chamado elipses em diferentes ângulos ao redor do sol. Cometas se originam em uma das duas regiões do sistema solar : Nuvem de Oort e Cinturão de Kuiper . A Nuvem de Oort , uma região contendo material rochoso e outras partículas , envolve o sistema solar. Dentro da Nuvem de Oort , os cometas se formam a partir de detritos acumulados. Um cometa começa sua jornada ao redor do sol , com o auxílio de uma estrela passageira cuja gravidade puxa para o pedaço de escombros, arrastando-o em órbita. O Cinturão de Kuiper , que fica mais próxima do sistema solar , estende-se para além da órbita do planeta Netuno . Alguns astrônomos acreditam que cometas periódicos , aquelas que reaparecem no céu a cada poucas centenas de anos ou menos, poderia ter se originado a partir do mais próximo Cinturão de Kuiper .
Núcleo
O núcleo , ou porção sólida , de um cometa pode adquirir diferentes formas não simétrica , que vão desde desequilibrada ou alongada de aproximadamente esférica . Fechar encontros com núcleos de cometas têm revelado que eles contêm misturas de várias substâncias congeladas , incluindo água, dióxido de carbono e amônia. Núcleos de cometas também consistem em massas mais escuras , como silicatos, compostos de silício e oxigênio. Quando os cometas se aproximam do sol, estas camadas de gelo e sujeira derreter e se dispersam pelo espaço em um processo chamado " desgaseificação ".
Coma
Enquanto avança em direção ao sol , o núcleo do cometa forma uma cabeça brilhante , o coma. Os raios do sol aquecer o núcleo, fazendo com que o material congelado para descongelar . A matéria derretida parece brilhar como ele escapa da gravidade do núcleo " para o espaço. Alguns cometas apresentam cabeças espetaculares , medindo mais de 10.000 km de diâmetro , comparável ao diâmetro da Terra .
Cauda
A cauda de um cometa é sem dúvida a característica mais definitiva de um cometa.
os olhos humanos reconhecer a passagem de um cometa com a visão de sua característica mais definitiva : uma cauda brilhante, que pode esticar para milhões de quilômetros. Cometas realmente possuem duas caudas de diferentes cores , com um geralmente mais visível do que o outro. A cauda azul feito de partículas de gás carregadas aponta para longe do sol e decorre do contato com o vento solar, substâncias minutos o sol irradia para o espaço. A cauda de poeira amarelada também leva para longe do sol , mas mostra uma forma de arco -like. Um cometa perde muito de sua massa por causa do assunto impulsionado a partir de suas caudas.
A Conexão chuva de meteoros
As chuvas de meteoros ocorrem anualmente , com cada proveniente de um cometa em particular.
Surpreendentemente, cometas, asteróides não aleatórios, dar origem a um outro fenômeno celeste : chuvas de meteoros . Como um cometa passa pelo sistema solar, as partículas na atmosfera seu contato cauda da Terra, fazendo com que os objectos a arder e cair em direção ao planeta. Porque os astrônomos aprenderam a calcular caminho e posição de um cometa, ocorrências chuva de meteoros se tornaram previsíveis. As chuvas de meteoros ocorrem periodicamente em determinados momentos ao longo do ano . Os astrônomos têm atribuído certos eventos chuva de meteoros para cometas específicos. Para ilustrar, as chuvas de meteoros Perseidas , em agosto de origem no cometa Swift -Tuttle enquanto o cometa de Halley gera os chuveiros Orionid de meteoros em outubro.