formas estrela quando um maciço de anos-luz de largura nuvem, de aglomerados de poeira e gás em conjunto sob a força de sua própria gravidade. O aglomerado fica maior e mais pesado à medida que coleta e seu campo de gravidade comprime -lo, fazendo-a aquecer. Esta bola quente, compacta de gás é tecnicamente chamado de " proto-estrela . " Quando ela atinge um nível crítico de massa ea temperatura no seu núcleo é quente o suficiente para causar reações nucleares espontâneas , a protoestrela inflama e se torna uma estrela adequada. Se este nível crucial de massa não é alcançada a protoestrela não vai inflamar e em vez disso continua a ser uma bola gigante de gás quente , como Júpiter.
Seqüência principal
uma vez que uma estrela se formou, inflamado e estabilizado , ele entra em sua fase madura , o que os cientistas chamam de " seqüência principal ". A densa ardente núcleo da estrela , é uma fornalha nuclear, onde a fusão converte loja do núcleo de combustível de hidrogênio em hélio. Isso produz energia expansiva suficiente para contrabalançar a força interior da gravidade da estrela , formando um equilíbrio. Uma estrela pode permanecer estável assim por bilhões de anos ; se esfria, a gravidade comprime -lo ainda mais , tornando-se aquecer e expandir novamente . Mas, eventualmente , o seu forno é executado fora de hidrogênio e as reações nucleares parar, e agora gravidade esmaga o material do núcleo para pressões e temperaturas sem precedentes. A seqüência principal é longo.
Red gigante
Embora a fusão nuclear cessou no núcleo da estrela, a maior parte de seu hidrogênio permanece intacto nas camadas mais externas , onde a fusão continua. O encolhimento e núcleo cada vez mais quente força as camadas externas para expandir e legal, o que cria uma gigante vermelha. Em estrelas suficientemente maciço , o núcleo se torna tão quente que novas reações em cadeia começar , desta vez a fusão do hélio em elementos mais pesados sobra , todo o caminho até o ferro. Ferro não irá causar reações em cadeia em circunstâncias normais , assim como os aumentos de ferro , as reações nucleares se tornam instáveis , queimando de forma irregular , fazendo com que as camadas externas para explodir .
White Dwarf
Durante os estágios finais de sua fase de gigante vermelha , a estrela inchado continuarão soprando suas camadas exteriores em jatos de gás e poeira até que apenas a , denso, núcleo ígneo brilhante permanece , conhecida como uma " anã branca ". Embora o núcleo ainda é branco quente, sem qualquer outra fonte de combustível , ele só pode perder energia agora. Este é o fim último do nosso sol , assim como a grande maioria das outras estrelas do universo. Imensamente estrelas massivas sofrer um destino muito diferente.
Supernovas e Neutron Estrelas
Quando o núcleo de uma estrela hiper- maciça fica sem combustível nuclear , o colapso gravitacional é tão repentina e poderosa que os átomos do núcleo quebrar. Sob pressão, os prótons e elétrons se combinam para criar um tipo de matéria exótica , consistindo apenas de nêutrons , o que é muito possivelmente o material mais duro do universo. Este " neutronium " é a única coisa que pode impedir que o núcleo de entrar em colapso ainda mais. Enquanto isso, as camadas externas vastamente expandidas da estrela que ainda são violentamente em colapso de repente bateu a casca dura do núcleo e liberam sua energia implosiva como uma explosão. Esta explosão é uma " supernova ", que pode fazer uma estrela brilhar temporariamente tão brilhante quanto uma galáxia. A supernova acabará por desaparecer e assim que a estrela , que agora é um pequeno , escuro, estrela de nêutrons quase impossivelmente compacto.
Buracos negros
Para as estrelas de maior massa , o colapso gravitacional final é muito, mesmo por um material fabricado a partir de neutrões sólidos . Uma vez que o neutronium quebra, não há nada no universo para manter a estrela em colapso a um ponto de volume zero e densidade infinita , uma singularidade , ou, mais imaginativa , um buraco negro.