uma estrela gigante vermelha é uma fase na evolução de certos corpos solares de tamanho. Estrelas que se tornam gigantes vermelhas são de massa intermediária em termos solares , geralmente entre 0,5 e 10 vezes o tamanho do sol. Quando uma estrela atinge status de gigante vermelha , ele também tem uma temperatura muito mais baixa do que outras estrelas , em algum lugar na região de 5.000 Kelvin .
Red gigante Filial Estrelas
Mais estrelas gigantes vermelhas são chamados de estrelas gigantes vermelhas filiais (RGB). Estas são as estrelas têm um núcleo de hélio inativo enquanto a casca atmosférica hidrogênio ainda está se formando hélio.
Asymptotic gigante Filial Estrelas
Assintóticos estrelas filiais gigantes ( AGB ) produzir carvão a partir de hélio através da fusão nuclear. Isso acontece com mais velhas estrelas gigantes vermelhas .
O que acontece antes ?
A estrela gigante vermelha é formada quando a reação nuclear no núcleo pára porque o hidrogênio se esgotou . Isso força a estrela para começar a usar o hidrogênio a partir de fora do núcleo , forçando a estrela a se expandir. Como se produz mais energia desta forma , a cor que emite aparece em vermelho em vez de amarelo brilhante.
O que acontece depois ?
Eventualmente, o núcleo da estrela em colapso , como todo o hidrogênio tem sido usado para cima eo hélio já não pode produzir carbono. Neste ponto, as camadas externas se tornam uma nebulosa planetária eo núcleo passa de uma gigante vermelha em que é chamado de anã branca. Esta fase de gigante vermelha na evolução solar, geralmente dura de alguns milhões de anos, o que é relativamente curto em comparação com outras fases.
Estrelas Gigante Vermelho Visível
Há alguns vermelho estrelas gigantes visíveis da Terra a partir de 2011 . Aldebaran (Alpha Tauri ) é parte da constelação de Touro e está localizado a 65 anos-luz da Terra. Arcturus (Alpha Bootis ) é a estrela mais brilhante no hemisfério norte e está localizada na constelação de Bootes . Gamma Crucis ( Gacrux ) é de 88 anos -luz da Terra e é a terceira estrela mais brilhante da constelação Cruzeiro do Sul .