Muitos povos antigos acreditavam que o sol e os outros planetas orbitavam em torno da Terra . O astrônomo romano Cláudio Ptolomeu criou o modelo geocêntrico mais influente no século II . Ele teorizou que cada planeta se moveu em torno de um círculo que chamou de um epiciclo . Cada epiciclo mudou-se um círculo gigante em volta da Terra chamado deferente. O centro da deferente era um ponto a meio caminho entre a Terra e um outro ponto chamado de equant . O equant foi definido como o ponto em que o movimento do epicycle parecia uniforme . A maioria dos cristãos medievais aceito este modelo como uma prova da preocupação de Deus para a humanidade. A Igreja Católica Romana viu qualquer desafio a ele como um desafio à fé.
Nicolau Copérnico
Um texto que descreve a visão de Copérnico do universo.
O astrônomo polonês Nicolau Copérnico desenvolveu o seu modelo heliocêntrico do universo no início do século 16 . Ele colocou o Sol no centro do sistema solar e eliminou o conceito de equant . No entanto, seu modelo era apenas uma revisão limitada de Ptolomeu e ainda explicou movimento planetário com epiciclos . A teoria de Copérnico não foi publicado até que ele estava à beira da morte em 1543 , mas lançou as bases para avanços importantes, como as leis de Johannes Kepler do movimento planetário e da teoria da gravitação de Isaac Newton.
Tycho Brahe
o astrônomo dinamarquês Tycho Brahe fez muitas observações importantes antes da invenção do telescópio. Ele provou que , ao contrário da crença comum , supernovas e cometas existem no espaço para além da lua, fez importantes observações de Marte que contribuíram para as leis de Kepler do movimento planetário e desenvolvidas as regras de prova que ainda orientar os pesquisadores modernos. Ele também propôs um compromisso entre o modelo heliocêntrico eo modelo geocêntrico . Seu conceito colocado Terra no centro , mas permitiu que os planetas se mover em torno do sol enquanto se movia em torno da Terra . Isso explica a observação de que os planetas se movem em torno do Sol , mas preservou a crença de que a Terra era o centro do cosmos.
Giordano Bruno
Teólogo e filósofo Giordano Bruno foi um dos primeiros defensores da teoria de um universo heliocêntrico de Copérnico . No entanto , ele foi além, desenvolvendo um conceito de um universo infinito , sem um centro físico . Ele argumentou a sua posição , tanto do ponto de vista teológico e científico. Ele acreditava que a Bíblia deu instruções em ética não dados astronômicos e argumentou que, se o amor de Deus é infinito , então a sua criação também é infinito . De Bruno apoiou sua crença com as observações de Brahe de cometas e sua própria crença de que universo foi composto por partículas chamadas átomos e uma substância misteriosa chamada éter. De Bruno foi queimado na fogueira como herege em 1600, embora a carga exata contra ele foi perdido.